Já ouviu falar em “astolfada”?

6 meses atrás 54

O universo criativo de Joana Astolfi ganhou vida própria e, muitas vezes, faltam expressões para descrever esse mundo feérico que brota da sua imaginação. E quando nada mais ocorre, dizer que é uma “astolfada” não é bizarria, é a melhor tradução.

Joana Astolfi sempre adorou namorar montras, mas por razões muito diferentes da maioria dos transeuntes. Num dia como outro qualquer, mas que viria a ser um ponto de viragem na sua carreira, decidiu entrar na loja Hermès e pediu para falar com a diretora. Apaixonada pela cenografia de vitrinas, propôs-se criar universos desconcertantes e apelativos ao olhar de quem passa. No verão de 2014, as montras da marca francesa, cuja loja se situa numa das zonas mais movimentados da capital portuguesa, tornaram-se também uma montra do trabalho do Studio Astolfi. Nada ficou como dantes e a linguagem Astolfi ganhou asas para novos voos. Perto deste polo de atração no Largo do Chiado, em Lisboa, surgiria outra “montra” do seu trabalho. O Belcanto, o restaurante estrelado do chef José Avillez, é apenas um de vários restaurantes do reputado chef português onde Joana e o seu Studio deixaram a sua ‘marca’.

O elã parecia imparável. Joana tornou-se rapidamente no nome a reter para a conceção de projetos relacionados com luxo contemporâneo e fusão cultural, a par de olhar muito próprio sobre a herança tradicional, explorada através de instalações e intervenções artísticas, design de exposições, storytelling e arquitetura.

Seguiram-se intervenções na Claus Porto, A Padaria Portuguesa, André Ópticas, Pau Brasil, Viúva Lamego, Labrador e Costa Terra, entre muitos outros. Mas não podemos deixar de destacar o trabalho desenvolvido para o Museu de Moda e Têxteis, integrado no World of Wine, em Vila Nova de Gaia – uma homenagem à arte de bem-fazer nas áreas da moda, do calçado e da filigrana, que implicou mais de um ano de trabalho com os curadores. Para Joana Astolfi, este foi um projeto muito interessante, que o seu entusiasmo atesta.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo