João Mendonça e Guilherme Ribeiro avançam em Lacanau

1 mes atrás 42

João Maria Mendonça e Guilherme Ribeiro garantiram, esta quinta-feira, a passagem à ronda 5 do QS1000 de Lacanau, em França, estando já entre os 16 melhores surfistas do evento gaulês, que é a segunda etapa do QS europeu 2024/25 da WSL.

Após uma longa jornada de heats, Mendonça e Ribeiro foram os únicos portugueses a conseguirem resistir na prova masculina, estando já a apenas um heat de se apurarem para os quartos-de-final man-on-man.

A prova retomou com a realização da segunda metade da ronda 3, onde Guilherme Ribeiro se estreou na competição, tal como Francisco Ordonhas. Ambos conseguiram a qualificação, embora Ribeiro o tenha feito com um triunfo no heat 9, enquanto Ordonhas foi segundo na bateria 12. Em sentido inverso, Martim Nunes ficou pelo caminho nesta fase.

Com somente três representantes na ronda 4 masculina, João Mendonça foi o primeiro a entrar em cena e conseguiu manter o bom momento trazido desde a ronda inaugural. Com 12,93 pontos, o jovem surfista algarvio segurou a segunda posição no heat 3. O mesmo fez Guilherme Ribeiro no heat 5, com 11,03 pontos. Já Francisco Ordonhas foi eliminado no heat 7.

Na próxima ronda vão estar em disputa as vagas nos quartos-de-final, sendo que Mendonça vai enfrentar os franceses Maxime Huscenot e Kepa Housset-Ezponda e ainda o britânico Lucas Skinner no heat 4, enquanto Guilherme Ribeiro compete no heat 3 frente aos franceses Paco Alonzo e Leo Paul Etienne e ao israelita Ido Arkin.

A armada lusa conta ainda com a presença de Francisca Veselko e Mafalda Lopes na prova feminina. Durante a jornada de hoje foram realizadas as duas primeiras rondas da prova feminina, mas as surfistas portuguesas não entraram em ação porque o estatuto de cabeças-de-série rendeu-lhes entrada direta para a ronda 3.

Ainda assim, Kika e Mafalda ficaram a conhecer as adversárias que terão pela frente na estreia na prova gaulesa, cujo período de espera se prolonga até domingo. Veselko vai medir forças com a francesa Pauline Ado, a espanhola Leticia Canales Bilbao e a italiana Daniela Boldini no heat 4. Por sua vez, Lopes defronta as espanholas Annette Gonzalez Etxabarri e Sol Borelli e a francesa Sarah Leiceaga no heat 6.

Ler artigo completo