Jogadores continuam à espera de receber a última tranche do FIFA Fund

2 horas atrás 15

A mensagem é clara e chega diretamente do Sindicato dos Jogadores: «A FIFA ainda não pagou a totalidade dos montantes aprovados para os jogadores que recorreram ao FIFA Fund, referente ao quarto período de candidaturas a este mecanismo, aprovadas em setembro de 2023.»

Relembrar que a FIFA Fund foi criado em 2020, num acordo entre FIFPRO e FIFA, para compensar atletas que tenham sido prejudicados com a insolvência ou encerramento da atividade desportiva dos respetivos clubes.

Apesar das primeiras três «fatias» terem sido liquidadas, os jogadores continuam à espera do valor referente ao quarto período. Tal situação obrigou mesmo o sindicato a acionar o «Fundo de Solidariedade» para apoiar financeiramente alguns futebolistas prejudicados.

Um dos 35 atletas cuja candidatura foi aprovada, mas ainda aguarda pagamento é Hélder Baldé. O agora jogador do Atlético CP, reclamou verbas que não lhe haviam sido pagas pelo Clube Desportivo das Aves SAD, e confirma: «Em fevereiro deste ano a FIFA disse que iria pagar e até hoje não pagaram nem respondem aos emails que tenho enviado. Sinto-me injustiçado e espero que esta situação se resolva em breve.»

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, confirma a sua preocupação: «A situação é muito má porque temos entre os jogadores retirados e no ativo alguns que enfrentaram, recentemente, períodos de desemprego e este montante é absolutamente essencial para a sua estabilidade financeira.»

«Não compreendemos porque é que após três rondas de pedidos e pagamentos efetuados num período razoável, para este quarto e último período a FIFA esteja a atrasar as transferências bancárias, sem qualquer razão para que isso aconteça», acrescentou, não sem antes deixar uma mensagem a Gianni Infantino.

«Apelo ao presidente da FIFA para que desbloqueie de imediato as verbas em falta. Esperamos que esta situação se resolva rapidamente.»

Ler artigo completo