Zé Carlos, lateral brasileiro no Mundial 1998, falece aos 56 anos

2 horas atrás 21

O futebol brasileiro está de luto. Zé Carlos, antigo lateral que representou o Brasil no Campeonato do Mundo de 1998, em França, faleceu esta sexta-feira, aos 56 anos. A informação foi adiantada pelo São Paulo, um dos antigos clubes do jogador.

O antigo futebolista faleceu durante o sono, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Zé Carlos encontrava-se na casa de um familiar, em Osasco, cidade pertencente a São Paulo.

Depois de anos modestos no arranque da carreira, o lateral destacou-se ao serviço do Matonense, com o qual conseguiu a promoção ao primeiro escalão do Campeonato Paulista, em 1997. Os bons desempenhos levaram-no a assinar pelo São Paulo e a assumir um lugar de titular, fator que lhe abriu a porta da seleção.

Em 1998, Zé Carlos foi chamado por Mário Zagallo para ser o substituto de Cafu no Campeonato do Mundo, em França. O lateral (vestiu a camisola 13) realizou apenas um jogo: nas meias-finais, face à suspensão do habitual titular, o defesa direito avançou para a titularidade perante os Países Baixos e ajudou a equipa a garantir o acesso à final, que veio depois a perder perante a seleção anfitriã. Foi a única internacionalização de Zé Carlos em toda a carreira.

Após o apogeu da jornada futebolística, o atleta jogou durante mais sete anos. Retirou-se, em 2005, ao serviço da Portuguesa.

O São Paulo Futebol Clube manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Zé Carlos, aos 56 anos, e decreta luto oficial. Ele foi lateral-direito do Tricolor no título paulista de 1998, ano em que também defendeu o Brasil na Copa do Mundo.

Nota de pesar: https://t.co/QA0zJCutPx pic.twitter.com/iMtx5jeGNU

— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 25, 2024
Ler artigo completo