Jorge Costa: «A minha missão é servir o FC Porto, não é servir-me do FC Porto»

5 meses atrás 77

Apresentado como diretor do futebol profissional da lista B às eleições do FC Porto, encabeçada por André Villas-Boas, Jorge Costa deu conta das suas sensações perante o desafio que lhe foi colocado.

"Obrigado, André, pelo convite para este projeto. Estou muito, muito, muito feliz. A minha posição, o André já explicou, será de diretor para o futebol profissional, sub-19, equipa B e principal, fazer a ponte entre as três. Isto em sintonia com o presidente, o diretor desportivo e os restantes departamentos. A minha missão é servir o FC Porto, não é servir-me do FC Porto", disse, complementando assim quando questionado sobre o seu papel como uma espécie de 'filtro' perante os jogadores para que sejam 'à Porto': "Tenho essa obrigação também, juntamente com o diretor desportivo. Por acaso já estivemos a conversar sobre isso. Quero muito ter o meu FC Porto de volta e para isso é preciso ter esses jogadores. Não basta serem bons, serem bons tecnicamente, é preciso algo mais."

"Posso dar um exemplo meu, daqueles anos de 2003 e 2004, em que ganhámos títulos europeus, eu que nada acontece por acaso. Acordava contente, era dos primeiros a chegar, dos últimos a sair, havia ligação entre jogadores, equipa técnica, roupeiros, departamento médico... Tínhamos um rumo, sabíamos o que queríamos e como havíamos de lá chegar. Nenhum, ninguém, se desviou desse rumo. Esse é o caminho para o sucesso", afirmou, respondendo depois sobre uma história contada já anteriormente por José Mourinho sobre o seu perfil como líder e capitão: "São um orgulho essas palavras do Mourinho, um dos melhores do Mundo. Ha vários tipos de liderança, pra mim resume-se a dar o exemplo e isso tem sucesso quando todos o seguem. Temos vários lideres dentro dos diversos plantéis do FC Porto."

Ler artigo completo