Jorge Costa: «O FC Porto precisa de coisas diferentes»

8 meses atrás 59

A autoridade moral para Jorge Costa falar sobre a vida do FC Porto está estampada neste palmarés: 21 troféus oficiais, 383 jogos feitos, 25 golos marcados. A ligação emocional é natural, inegociável, e por isso Jorge Costa fala abertamente sobre o processo eleitoral que está em curso e que eclodirá no sufrágio agendado para o final da presente época desportiva. 

Sem rodeios, Jorge Costa considera «necessária» uma alteração na cúpula diretiva e em tudo o que diz respeito à gestão administrativa dos dragões. Em entrevista ao Jornal de Notícias, o Bicho explicou o assumido apoio público mostrado a André Villas-Boas, depois de elogiar o passado e a obra de Pinto da Costa. 

«Não senti necessidade [de mostrar apoio a AVB] e não o faria por isso [o ex-treinador oficializará a candidatura]. Há uma coisa que é clara como água: Jorge Nuno Pinto da Costa foi, é e será a minha grande referência e a de todos os portistas, como presidente. Será o presidente dos presidentes. É inquestionável», contextualizou o atual treinador do AVS. 

Depois, sim, o veredicto: «Não vou fugir à pergunta. O FC Porto necessita de mudança? O FC Porto precisa de coisas diferentes.» 

Vale a pena recordar as palavras de Jorge Costa na grande entrevista dada ao zerozero, em janeiro de 2023. Nessa conversa, o antigo central falou sobre a mística e a sua influência no balneário

«O João Pinto [passou-lhe a mística]. Outros também. Jaime Magalhães, Fernando Gomes, Semedo, André, mas a pessoa do João Pinto é a mais marcante nesse aspeto. Fomos os padres, batizámos essa gente toda (risos). Tinha essa vontade de integrar os novos, ajudá-los a perceber o que era o FC Porto, integrá-los no clube e na cidade. Nisso, na minha altura, o FC Porto era diferente.»

Ainda ao JN, Jorge Costa garantiu que nunca aceitaria trabalhar no Benfica e no Sporting. «Acho que é uma questão de, sei lá, eu nem sei qual é o adjetivo que deva usar. Mas está completamente fora de questão.»

No comando técnico do AVS, Jorge Costa lidera a II Liga. Tem menos um jogo do que o Santa Clara (segundo) e mais um ponto. No domingo de manhã recebe o Leixões. 

Portugal

Jorge Costa

NomeJorge Paulo Costa Almeida

Nascimento/Idade1971-10-14(52 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoDefesa (Defesa Central)

Ler artigo completo