Jorge Moreira da Silva garante entrega de obras em Cabo Delgado até final de 2025

3 meses atrás 57

"Nós sentimos que vamos conseguir até ao final de 2025, entregar os resultados que estavam previstos, 143 obras de muito impacto na saúde, na educação, na água e no desenvolvimento das empresas" disse Jorge Moreira da Silva, após entregar `kits` de carpintaria e construção civil na penitenciaria de Mieze, no distrito de Metuge, para a formação dos reclusos.

As 143 obras são de construção e reabilitação, nos distritos de Mocimboa da Praia, Palma e Macomia, regiões severamente afetadas pelo terrorismo, sendo as áreas da saúde, educação e águas as mais abrangidas pela iniciativa das Nações Unidas.

"Estamos a falar de cerca de 40 escolas e 24 centros da saúde, também inclui vários sistemas de abastecimento da água, vários mercados comunitários e também incubadoras de empresas. Ontem [terça-feira] concluímos e entregámos ao Governo um centro da saúde e nas próximas semanas e meses vamos concluindo todas as infraestruturas, até ao final de 2025", disse o também subsecretário-geral das Nações Unidas que efetua uma visita de trabalho de um dia à província de Cabo Delgado, para se inteirar dos projectos financiados pelo Banco Mundial e implementados pela UNOPS, no âmbito do Programa de Recuperação da Crise do Norte (NRC).

Desde o ano de 2022 que a UNOPS lidera a execução do apoio a mais de um milhão de deslocados de todos os distritos de Cabo Delgado, província afetada há quase sete anos por ataques terroristas. O apoio é no valor de 200 milhões de dólares (cerca de 187 milhões de euros), financiado pelo Banco Mundial e destinado a projetos de desenvolvimento e humanitários na região.

Ler artigo completo