O fundador do primeiro unicórnio de Portugal deixa as funções de liderança para a sul-coreana Coupang.
O empresário português José Neves demitiu-se esta quinta-feira das funções de CEO da Farfetch, a empresa de tecnologia para o sector da moda que fundou em 2008.
O empreendedor por detrás da tecnológica – o primeiro unicórnio de Portugal – foi resgatada pela sul-coreana Coupang no final do ano passado e será esta multinacional, considerada a “Amazon” da Coreia do Sul, a quem caberá a liderança da empresa daqui para a frente.
Quem são os principais rostos do fundo coreano? Bom Kim, CEO e presidente do conselho de administração, Gaurav Anand, Chief Financial Officer (CFO), Hanseung Kang, diretor de Gestão de Negócio, Harold Rogers, general counsel e Chief Administrative Officer, e TJ Kim, vice-presidente de Experiência de Cliente Digital.
O primeiro empréstimo dos novos donos na Farfetch, que teve efeitos imediatos em dezembro, serviu para garantir a liquidez da empresa e foi de 500 milhões de dólares (aproximadamente 458 milhões de euros). Sem a mesma, tanto a Farfetch como as suas subsidiárias “seriam incapazes de sobreviver”, nas palavras dos administradores.
As contrariedades começaram a agudizar-se em novembro, quando a própria empresa informou que não iria apresentar publicamente as contas do último trimestrais, como estava previsto, e desmarcou a conference call com analistas.