Josep Borrell critica Israel por não falar sobre a paz em Gaza em Bruxelas

8 meses atrás 73

Israel Katz, ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, foi à reunião da UE para debater a crise humanitária que se vive em Gaza mas apenas promoveu os planos de construção de uma ilha artificial ao largo da costa de Gaza, o que motivou as críticas de Borrell.

Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia (UE), criticou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, por este ter promovido os planos de construção de uma ilha artificial ao largo da costa de Gaza durante uma reunião em Bruxelas, que tinha a crise humanitária naquele território palestiniano na agenda.

De acordo com o jornal ‘The Guardian’, o político espanhol afirmou que “tivemos o privilégio de ver dois vídeos muito ‘interessantes’, um sobre um projeto de uma ilha artificial que vai servir de porto, e outro sobre um projeto de construção de uma ferrovia que ligue o Médio Oriente à Índia”.

“Penso que o ministro podia ter feito melhor uso do seu tempo e ter-se preocupado com a segurança do seu país e o elevado número de mortes que têm acontecido no Médio Oriente e na Faixa de Gaza”, sublinhou Borrell.

O chefe da diplomacia da UE garantiu que está determinado a conseguir uma solução para o Médio Oriente, quer Israel esteja pronto ou não. “A paz é um objetivo geral bom, ninguém diz que é contra a paz, na nossa visão devemos deixar de falar em paz no Médio Oriente, mas sim falar em especificidades sobre a solução de dois Estados”.

Tanto o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel como o da Palestina estiveram presentes, em sessões diferentes, nos encontro mensais dos chefes da diplomacia da UE, onde também participaram os ministros da Arábia Saudita, Egito e Jordânia.

Ler artigo completo