Josep García é o vencedor do primeiro dia no EnduroGP de Portugal

6 meses atrás 91

O primeiro dia da primeira ronda do 2024 Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship viu Josep García, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistar a vitória em Fafe, Portugal. Com um desempenho impressionante no ACERBIS GP de Portugal, o espanhol subiu ao degrau mais alto do pódio do EnduroGP, ultrapassando Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, com Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, em terceiro.

Depois de um emocionante AKRAPOVIC Super Test na sexta-feira à noite, ganho por García, a chuva durante a noite foi a primeira a chegar aos pilotos no sábado de manhã no ACERBIS GP de Portugal. A chuva acabou por abrandar, mas o céu nublado garantiu que as condições de humidade se mantivessem durante todo o dia. No entanto, apesar da descida das temperaturas, a ação em pista esteve ao rubro, com os melhores pilotos de enduro do mundo a participarem no primeiro dia completo de corridas da época de 2024.

García dá uma aula de mestre no EnduroGP

Determinado a reforçar a sua liderança inicial, García entrou em ação no ACERBIS Cross Test de abertura e liderou a folha de tempos. No entanto, a sua vantagem era escassa, com Verona apenas seis décimos atrás em segundo. Após a sua queda no AKRAPOVIC Super Test, Holcombe estava numa missão e estabeleceu o terceiro tempo, com Jamie McCanney, da Fast Eddy Racing, e Brad Freeman, da Beta Factory Racing, a serem quarto e quinto mais rápidos, respetivamente.

Vencendo o MAXXIS Enduro Test seguinte por quatro segundos, García aumentou a sua vantagem para oito segundos, provando que estava a falar a sério em Fafe. Freeman venceu o POLISPORT Extreme Test com um segundo de vantagem sobre García, mas quando fecharam a primeira volta das três, García já tinha 11 segundos de vantagem sobre os seus rivais.

No segundo ACERBIS Cross Test, foi a vez de Verona liderar a tabela de tempos. Com um erro de García, a sua vantagem era agora de apenas seis segundos e parecia que a luta pela vitória estava de volta. No entanto, García foi rápido a retomar o serviço normal e venceu o segundo MAXXIS Enduro Test para aumentar a sua vantagem para 11 segundos.

À entrada da última volta, García tinha apenas 12 segundos de vantagem sobre Verona, enquanto Holcombe, em terceiro, tinha uma vantagem de 11 segundos sobre Nathan Watson (Beta), em quinto. Com Freeman entre Holcombe e Watson, um lugar no pódio estava em jogo.

Mais rápido no ACERBIS Cross Test e no MAXXIS Enduro Test, García construiu uma vantagem que não podia ser alcançada. E com uma corrida forte no último POLISPORT Extreme Test, ele conseguiu terminar o dia com uma margem de 32 segundos de vitória no EnduroGP. Atrás dele, porém, os últimos degraus do pódio foram disputados até ao fim.

Os erros de Verona permitiram a Holcombe aproximar-se. Sentindo a oportunidade de conquistar o segundo lugar, o piloto da Honda esforçou-se para vencer o último POLISPORT Extreme Test, mas não foi suficiente. Aguentando-se, Verona conquistou o segundo lugar por apenas um segundo, com Holcombe em terceiro. Uma batalha titânica entre a dupla Beta de Freeman e Watson levou Watson a ultrapassar o seu colega de equipa na última volta para conquistar o quarto lugar e empurrar Freeman para quinto.

Vitória histórica de Gutish no Enduro Feminino

A vitória de Rachel Gutish, da Team KBS Sherco, no primeiro dia do Campeonato do Mundo de Enduro Feminino da FIM, foi imediata. A vitória faz com que Gutish se torne a primeira mulher dos EUA a vencer uma corrida no campeonato.

Rosie Rowett, da RIEJU Factory Racing, ficou 22 segundos atrás e foi a segunda classificada. Mireia Badia fechou um grande dia para a RIEJU, terminando no pódio em terceiro. Uma prova consistente e forte de Nieve Holmes levou-a ao quarto lugar, enquanto Marie Holt Vilde (KTM) venceu o ACERBIS Cross Test de abertura para terminar o dia em quinto.

Na classe Enduro1, García garantiu a vitória sem esforço. A estreia de Holcombe na Enduro1 valeu-lhe o segundo lugar, o que indica mais potencial do nove vezes campeão do mundo. Na batalha pelo último degrau do pódio, Zach Pichon, da CH Racing Sherco, superou McCanney nos dois últimos testes para selar o acordo.

Verona foi o melhor da categoria Enduro2 no primeiro dia, mas enfrentou um ataque tardio de Watson nas últimas fases da corrida. Watson vai tentar manter esse ritmo no segundo dia e desafiar Verona desde o início. Enquanto Verona e Watson se afastaram dos seus colegas de classe, Samuele Bernardini (Honda) e Mikael Persson (Husqvarna) lutaram pelo terceiro lugar. Bernardini levou a melhor sobre Persson por apenas meio segundo para terminar no pódio da Enduro2.

Brad Freeman iniciou a defesa da sua coroa de Enduro3 com uma vitória de 22 segundos no primeiro dia em Portugal. Hamish MacDonald (Sherco) foi segundo na sua estreia na Enduro3. MacDonald obteve quatro vitórias no teste contra cinco de Freeman no primeiro dia e vai tentar aplicar mais pressão amanhã. Matteo Cavallo, da TM Racing, completou os três primeiros.

Semb domina o Enduro Júnior no primeiro dia

O Campeonato do Mundo de Enduro Júnior GALFER FIM viu Axel Semb, da Fantic Racing Team, dominar o primeiro dia de corridas em Fafe. O sueco esteve um nível acima dos seus rivais no exigente terreno português e conquistou uma margem de vitória de 62 segundos.

O atual campeão de Enduro Jovem, Kevin Cristion (Fantic), fez uma boa estreia no Enduro Júnior e ficou em segundo lugar, atrás do seu colega de equipa Semb. Manolo Morettini (Honda) defendeu-se dos ataques de Thibault Giraudon (Sherco) e Leo Joyon (Beta) para conquistar o terceiro lugar.

A classe Enduro Jovem viu Romain Dagna (Sherco) vencer no primeiro dia. Dagna encabeçou um pódio totalmente francês na categoria. Foi um dia especial para a família Clauzier, com os irmãos gémeos Maxime e Clement, montados na Beta, a terminarem em segundo e terceiro, respetivamente.

Ler artigo completo