Julius Baer e EFG em conversas para uma fusão bancária

3 meses atrás 80

Os bancos privados Julius Baer e EFG terão mantido conversações sobre a aquisição do primeiro pelo segundo, no que poderia ter sido mais uma grande operação de aquisição na Suíça. Ainda não é certo que as conversas evoluam para uma fusão.

O grupo bancário privado suíço Julius Baer está a explorar uma potencial aquisição da rival EFG International, avançou a “Bloomberg” na sexta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Não há certeza de que as negociações entre as duas empresas resultarão numa transação, disse a notícia. Até porque as negociações decorreram essencialmente em fevereiro, segundo notícia da “Reuters”.

O Julius Baer manteve discussões preliminares com o EFG International para uma possível combinação dos dois bancos privados sediados em Zurique, mas essas conversações tinham sido realizadas em fevereiro, quando o CEO Philipp Rickenbacher saiu depois de o Julius Baer ter registado perdas ligadas ao Signa, e a Reuters avança que nesta altura já não estarão a decorrer.

O CEO do EFG, Giorgio Pradelli, também foi considerado como potencial chefe da entidade combinada. Não ficou claro se Pradelli ainda está a ser considerado para o cargo no Julius Baer, disseram as fontes à Reuters.

A “Finenews” noticia que se o acordo for bem sucedido, será mais um marco na consolidação bancária na Suíça, depois da aquisição do Credit Suisse pelo UBS, em março de 2023.

Uma fusão dos dois bancos suíços especializados em gestão de fortunas incluiria a combinação de 427,4 mil milhões de francos suíços (430,7 mil milhões de euros) de ativos sob gestão (AUM) no Julius Baer e 142,2 mil milhões de francos suíços (143,3 mil milhões de euros) no EFG, de acordo com dados públicos do final de 2023.

O banco privado suíço EFG International tem uma avaliação de mercado de 3,8 mil milhões de euros, segundo a Reuters que cita dados do LSEG.

O EFG tem um valor de mercado de cerca de 3,8 mil milhões de francos suíços (4,16 mil milhões de dólares), enquanto o Julius Baer está avaliado em cerca de 11,5 mil milhões de francos suíços (11,6 mil milhões de euros).

Ler artigo completo