Keir Starmer de líder pouco carismático a primeiro-ministro do Reino Unido

2 meses atrás 841

O principal partido da oposição britânica espera que seja exatamente disso que o Reino Unido precisa, após 14 anos de liderança conservadora.

Starmer reorientou o partido da esquerda para o centro político com a mensagem para os eleitores de que um governo trabalhista fará reformas, mas sem radicalismos.

"Um voto nos trabalhistas é um voto na estabilidade, económica e política", vincou Starmer em maio, depois de o primeiro-ministro, o conservador Rishi Sunak, ter convocado as eleições.

Se os trabalhistas ganharem as eleições com a larga maioria absoluta que a esta hora é dada pelas projeções das estações BBC, Sky e ITV, Starmer tornar-se-á no primeiro primeiro-ministro do "Labour" (Partido Trabalhista) desde 2010.

Antigo procurador-geral de Inglaterra e do País de Gales entre 2008 e 2013, Starmer é caricaturado pelos adversários como um "advogado esquerdista de Londres". 

Quem é Starmer

Foi nomeado cavaleiro pela rainha Isabel II pelo papel à frente da Procuradoria da Coroa, e os opositores conservadores gostam de usar este título para o retratar como sendo elitista.

Casado e com dois filhos adolescentes, Starmer gosta de sublinhar as credenciais de homem simples, especialmente a paixão pelo futebol e o apoio ao clube londrino Arsenal, e as raízes na classe trabalhadora. 

"O meu pai era fabricante de ferramentas e a minha mãe enfermeira", costuma repetir, ao ponto de ter causado risos num debate televisivo recentemente. 

Os pais, militantes trabalhistas, ter-lhe-ão dado o nome próprio do fundador do Partido Trabalhista, Keir Hardie.

A mãe sofria de uma doença crónica que a deixava em sofrimento e Starmer afirmou que visitá-la no hospital e ajudar a cuidar dela lhe deixou uma marca indelével e ajudou a formar um forte apoio ao Serviço Nacional de Saúde financiado pelo Estado britânico.

Criado numa família com poucos recursos económicos numa pequena vila nos arredores de Londres, foi o primeiro membro da família a ir para a universidade, estudando Direito nas Universidades de Leeds e de Oxford.

Starmer exerceu advocacia na área dos direitos humanos antes de ser nomeado Procurador-Geral da Justiça.

Ascensão de um político

A entrada na política foi tardia, aos 52 anos, quando foi eleito deputado pelo círculo eleitoral londrino de Holborn e St. Pancras em 2015, numa eleição ganha pelos conservadores com maioria absoluta.

Um ano depois, Keir Starmer fez parte de uma rebelião contra o então líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn, após o referendo sobre a saída do Reino Unido da UE, processo conhecido como "Brexit".

Apesar das críticas, tornou-se o porta-voz dos trabalhistas para as questões relacionadas com o "Brexit", contra o qual votou, mas o qual não pretende reverter.

Os críticos aludiram a isto para o acusar de falta de princípios políticos, mas os apoiantes defenderam o pragmatismo perante a pouca vontade dos britânicos em reabrir uma discussão que dividiu famílias e país.

Ler artigo completo