Kremlin considera que popularidade de Putin aumentou com a ajuda do Ocidente

6 meses atrás 50

O Ocidente cometeu um erro muito grave ao ajudar a unificar uma grande parte da elite russa e da população russa em torno de Putin com as suas sanções e a sua difamação da Rússia”, comentou fonte próxima do Kremlin.

Na Rússia a guerra ajudou Putin a reforçar o seu controlo sobre o poder e a aumentar a sua popularidade junto dos russos, de acordo com sondagens e entrevistas com fontes russas importantes.

“Não tenham dúvidas: este é um trabalho para a vida toda”, disse à “Reuters” uma fonte próxima do Kremlin. “Putin não tem concorrentes – ele está num nível completamente diferente. O Ocidente cometeu um erro muito grave ao ajudar a unificar uma grande parte da elite russa e da população russa em torno de Putin com as suas sanções e a sua difamação da Rússia.”

Outra importante fonte russa disse que o mandato de Putin como líder não era uma questão de política, mas de saúde, que parecia robusta. O líder do Kremlin não tem sucessor visível.

Putin ordenou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, após oito anos de conflito no leste do país entre as forças de Kiev, de um lado, e ucranianos pró-Rússia e representantes russos, do outro.

Dezenas de milhares de soldados foram mortos e muitos mais ficaram feridos em ambos os lados, milhares de civis ucranianos também perderam a vida durante o conflito que ainda perdura e a economia e infraestruturas da Ucrânia sofreram danos no valor de centenas de milhares de milhões de dólares.

Ler artigo completo