Kyiv afirma ter repelido ataques russos na região de Donetsk

5 meses atrás 69

Moscovo reivindicou no fim de semana a captura da aldeia de Novobakhmutivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, enquanto as forças de Kiev aguardam a chegada de armas cruciais vindas dos Estados Unidos.

Hoje, o exército ucraniano afirmou ter "repelido 55 ataques" em várias aldeias ao norte e a leste de Novobakhmutivka. Entre essas localidades está Otcheretyne, onde foram relatados combates violentos no domingo.

Estas aldeias estão localizadas ao norte da cidade de Adviïvka, tomada por soldados russos em fevereiro. Desde então, as forças de Moscovo avançaram mais profundamente na região de Donetsk.

Mais a sul, a Ucrânia afirma que as suas tropas "continuam a conter o inimigo" em vários locais a oeste da cidade de Donetsk, controlada pela Rússia, incluindo a cidade de Krasnogorivka.

Kiev afirma que as forças russas, "com o apoio da aviação, tentaram 15 vezes romper as defesas" das tropas ucranianas.

Krasnogorivka está localizada a cerca de vinte quilómetros a oeste de Donetsk e constitui um importante reduto de Kiev.

A área tornou-se mais vulnerável desde a queda de Marinka e Avdiivka e foi relatado um aumento dos combates nas últimas semanas.

O comandante-chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrsky, disse no domingo que os seus homens se retiraram para novas posições defensivas mais a oeste em certos setores.

Kiev também alertou que a Rússia tentaria obter algumas vitórias antes de 09 de maio, feriado que comemora a vitória sobre a Alemanha nazi durante a II Guerra Mundial.

Leia Também: Russos reclamam progressos no terreno apesar de ajuda norte-americana

Ler artigo completo