Kyle Ryde conquista BSB por um ponto após duelo épico com Bridewell em Brands Hatch

3 horas atrás 25

O Campeonato Britânico de Superbike (Bennetts British Superbike Championship/BSB) de 2024 foi decidido por uma margem mínima, com Kyle Ryde a sagrar-se campeão por apenas um ponto, após uma batalha emocionante com o campeão em título, Tommy Bridewell. A última corrida, composta por 20 voltas intensas no circuito de Brands Hatch, garantiu a Ryde, piloto da OMG GRILLA Yamaha Racing, o seu primeiro título na categoria.

Logo no início da corrida, Bridewell assumiu a liderança a partir da pole position, seguido de perto por Andrew Irwin, que fez uma partida notável ao sair do sétimo lugar para segundo. Ryde, por sua vez, estabeleceu-se em terceiro, enquanto Glenn Irwin, da Hager PBM Ducati, começou a pressionar e ultrapassou Ryde nas primeiras voltas.

Andrew Irwin tentou resistir ao avanço do irmão Glenn, mas este conseguiu ultrapassar ambos os pilotos da Honda Racing UK até alcançar a liderança na sexta volta. Ryde, determinado a manter-se na luta pelo título, superou Andrew Irwin na curva Sheene pouco depois, começando a perseguir Glenn Irwin e Bridewell.

Pouco depois, Ryde realizou uma sequência de ultrapassagens decisivas sobre Bridewell e Glenn Irwin, assumindo a liderança da corrida. Embora tenha conseguido abrir uma ligeira vantagem, Bridewell respondeu rapidamente, impondo um novo recorde de volta no circuito de Brands Hatch com um tempo de 1m24.759s, e recuperou a liderança na volta seguinte, ultrapassando Ryde na curva Stirlings.

O duelo entre os dois pilotos continuou até ao final da corrida, numa troca constante de posições, que manteve os fãs presos ao desenrolar da prova. Ryde conseguiu várias vezes tomar a liderança na curva Hawthorn, mas Bridewell, com a sua manobra característica em Stirlings, recuperava o primeiro lugar. A disputa tornou-se ainda mais acesa nas últimas voltas, tal como aconteceu na segunda corrida do fim de semana.

Na última volta, Ryde fez a manobra decisiva em Hawthorn, com apenas três curvas restantes. Bridewell, pressionando até ao limite, não conseguiu ultrapassar na curva final, cruzando a linha de chegada apenas 0,296 segundos atrás de Ryde.

Com a inversão do resultado da corrida anterior, Ryde garantiu o título por apenas um ponto, a mesma diferença que os separava no início do dia.

O pódio final da temporada foi completado por Ryan Vickers, enquanto Danny Kent e Max Cook terminaram em quarto e quinto, respetivamente. Josh Brookes ficou em sexto, com Glenn e Andrew Irwin a ocuparem a sétima e nona posição, separados por Charlie Nesbitt. Billy McConnell fechou o top-10.

Esta vitória marca um momento histórico na carreira de Kyle Ryde, que se consagra campeão do Superbike britânico pela primeira vez, após uma temporada marcada por lutas intensas e um final de campeonato verdadeiramente memorável.

Top dez do Bennetts British Superbike Championship:

Kyle Ryde (OMG GRILLA Yamaha Racing) 487 pontos Tommy Bridewell (Honda Racing UK) 486 Glenn Irwin (Hager PBM Ducati) 382 Danny Kent (McAMS Racing Yamaha) 373 Ryan Vickers (OMG GRILLA Yamaha Racing) 349 Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) 261 Lee Jackson (MasterMac Honda) 261 Josh Brookes (FHO Racing BMW Motorrad) 249 Leon Haslam (ROKiT Haslam Racing BMW Motorrad) 228 Andrew Irwin (Honda Racing UK) 226
Ler artigo completo