Lagarde fala em “provável” ponto de viragem, mas não se compromete com mais cortes

3 meses atrás 74

“Vamos continuar dependentes dos dados”, reforçou Lagarde, embora admitindo uma “elevada probabilidade” de que este seja o arranque da normalização da política monetária na zona euro, sobretudo dada a recuperação da confiança nas suas projeções.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) fala numa “elevada probabilidade” de que o corte de juros desta quinta-feira marque o arranque de uma fase de normalização da política monetária, mas recusou comprometer-se com tal, sublinhando a incerteza quanto à duração desta nova fase do ciclo. Por outro lado, a autoridade monetária avançou com a redução dada a maior confiança nas suas projeções, revelou, isto apesar de os dados recentes não serem os mais favoráveis.

Na sequência da descida de juros na reunião de junho, Christine Lagarde procurou frisar que o banco se manterá dependente dos dados nos próximos meses, pelo que não há lugar a qualquer indicação pré-estabelecida do rumo da política monetária. Esse aspeto foi um dos mais repetidos pela presidente do BCE, ressalvando que a decisão desta quinta-feira não significa que o banco se esteja a “comprometer com qualquer caminho para os juros”.

“Vamos continuar dependentes dos dados”, reforçou, repetindo várias vezes que o banco precisa de mais informação quanto ao comportamento da economia, sobretudo no que respeita à dinâmica entre salários e inflação.

Ler artigo completo