Lego com lucros mais baixos em quatro anos

6 meses atrás 58

O resultado líquido da empresa dinamarquesa caiu ligeiramente para os 1,8 mil milhões de euros em 2022. A receita aumentou 2%, impulsionada pelos Lego Icons, uma linha para os chamados “construtores mais crescidos”, mas também pelos Lego City e Technic.

A Lego reportou esta terça-feira o resultado líquido mais baixo em quatro anos. O grupo Lego, a empresa dos brinquedos de construção mais famosos do mundo, teve lucros de 13,1 mil milhões de coroas dinamarquesas (1,8 mil milhões de euros) no ano passado, abaixo dos 13,8 mil milhões de coroas dinamarquesas em 2022.

Em 2023, a receita cresceu 2%, em termos homólogos, para os 65,9 mil milhões de coroas dinamarquesas (8,8 mil milhões de euros), o que levou ao aumento da quota de mercado dos brinquedos. À semelhança de empresas de outros sectores, o mercado chinês teve uma contração, embora tenha sido compensada pelas subidas dos Estados Unidos e da Europa Central e de Leste.

O CEO da Lego começou por lembrar que “2023 teve o mais negativo mercado de brinquedos em mais de 15 anos”. Porém, a Lego terá continuado “a crescer na sequência de três anos de crescimento extraordinário e tivemos um forte impulso no último trimestre de 2023”, de acordo a mensagem do gestor publicada com o relatório financeiro.

“Apesar das condições de mercado externas, continuámos a investir para o futuro e fizemos bons progressos em iniciativas digitais, de sustentabilidade e de retalho, que vão permitir o crescimento a longo prazo. Estamos gratos pelos nossos colegas dedicados que continuam empenhados na nossa missão de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã”, comentou Niels B. Christiansen.

A empresa com sede em Billund, na Dinamarca, pode agradecer especialmente aos Lego Icons, uma linha para os chamados “construtores mais crescidos”, mas também aos Lego City e Lego Technic, a par dos legos da Star Wars e do Harry Potter.

Em termos de CAPEX, foram realizados investimentos de 8,5 mil milhões de coroas dinamarquesas (1,1 mil milhões de euros), superior ao ano anterior, principalmente para construção e manutenção de escritórios e fábricas. Por exemplo, abriu 147 novas lojas da marca, melhorou as unidades fabris na Hungria, México e China e construiu em Richmond (EUA) e em Binh Duong (Vietname).

“Lego Serious Play”, a brincadeira que os empresários fazem para perceber onde inovar Legos Star Wars e Icons não chegam para travar queda nos lucros
Ler artigo completo