Leoa ucraniana ferida por míssil precisa de novo lar

8 meses atrás 82

Uma leoa que vivia no Centro de Resgate de Animais Selvagens de Kyiv, na Ucrânia, está à procura de um novo lar depois de ter sido ferida pelos estilhaços de um míssil russo.

De acordo com o The Washington Post, tudo aconteceu no início de janeiro. A veterinária do centro reparou que algo se passava quando tentou dar-lhe comida e a leoa recusou.

Foi aí que tentou incentivá-la a levantar-se e Yuna desfaleceu. "Ela nem se conseguia levantar”, contou ao jornal norte-americano Inna Vasylkivska, descrevendo como, a 2 de janeiro, a leoa, de dois anos, foi diagnosticado com uma grave concussão.

Os tratadores tentam agora encontrar uma nova ‘casa’ para Yuna mas nenhum zoo europeu respondeu, até ao momento, aos pedidos de ajuda, o que é preocupante. O novo lar da leoa tem de ser acessível por estrada, uma vez que sedá-la para entrar num avião pode matá-la devido à concussão que sofreu.

"Para ela, é uma questão de vida ou de morte. Honestamente, acho que ela não sobreviverá a outra explosão", disse a diretora do centro de resgate, Natalia Popova.

Yuna, que vivia numa casa particular, onde era vítima de negligência e maus tratos até ser resgatada, no ano passado, é apenas um exemplo dos muitos animais que estão em perigo na Ucrânia e que precisam de um novo lar. O Zoo de Kyiv já acolheu 500 animais desde que começou a guerra, em fevereiro de 2022. Porém, não tem mais espaço.

Leia Também: Homem terá sido atacado por leão enquanto andava de mota no Quénia

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo