Líder da Junta militar assume interinamente presidência de Myanmar

2 meses atrás 63

De acordo com o diário oficial birmanês The Global New Light of Myanmar, o líder da Junta assumiu estas funções para evitar um vazio de poder no cargo e enquanto Myint Swe recebe tratamento médico, uma medida em vigor desde segunda-feira.

Myint Swe, 73 anos, vice-presidente do Governo então dirigido por Win Myint -- detido durante a sublevação militar juntamente com Aung San Suu Kyii, conselheira de Estado, Nobel da Paz e líder efetiva do país -- está a receber tratamento e impossibilitado de exercer funções.

O até agora Presidente em exercício foi diagnosticado há vários anos com "problemas neurológicos e neuropatia periférica", que necessitaram de uma última fase de tratamentos médicos num hospital birmanês entre 27 de maio e 18 de junho, indicaram na semana passada as autoridades militares.

O Presidente em funções é o responsável direto por declarar os sucessivos prolongamentos do estado de emergência, em vigor desde o golpe de Estado de 01 de fevereiro de 2021, com o último a terminar dentro de duas semanas, e surgia como uma figura civil que concedia ao regime uma aparência de legitimidade face às instâncias e capitais internacionais.

Na sequência do golpe militar, Myanmar está envolvido numa guerra civil entre os militares e grupos rebeldes e organizações de "resistência popular".

A Organização não-governamental (ONG) Projeto de dados de localização de conflitos armados (ACLED), citada pela agência noticiosa Europa Press, calcula que pelo menos 53.000 pessoas já foram mortas devido ao conflito armado.

Leia Também: Aumento de ataques a escolas em Myanmar preocupa observadores

Ler artigo completo