Liga dos Campeões: “Sobreviver” em Londres vai valer segunda melhor receita da história ao FC Porto

6 meses atrás 100

Os “dragões” nunca venceram em Londres mas com a vitória na primeira mão, um empate basta para ganhar mais 10,6 milhões de euros e garantir o segundo prémio de sempre na UEFA.

O FC Porto joga esta terça-feira em Londres a possibilidade de se apurar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões e assim engrossar o prémio já garantido esta temporada na UEFA.

Se os “dragões” confirmarem em Londres o resultado que trazem do Porto, o FC Porto arrecada 74,2 milhões de euros, uma verba que supera o prémio da UEFA garantido na época 2020/21 (73,7 milhões de euros).

Recorde-se que os “dragões” nunca conseguiram triunfar em Inglaterra para as provas europeias mas já conseguiram empatar três vezes, duas vezes com o Manchester United e uma com o Liverpool. Sérgio Conceição já atingiu os quartos de final na Liga dos Campeões na época de 2020/21.

A passagem aos quartos-de-final vale 10,6 milhões de euros, sendo que o FC Porto já garantiu nesta altura a terceira maior verba da (bem sucedida) história na UEFA: 63,6 milhões de euros.

Os 63,6 milhões de euros conquistados pela SAD do FC Porto esta temporada dividem-se da seguinte forma: 15,6 milhões de euros pela qualificação para a fase de grupos, cerca de 26,1 milhões de euros pelo coeficiente a dez anos, 11,2 milhões de euros pelas quatro vitórias na fase de grupos (980 mil euros pelos empates) e mais 9,6 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos-de-final.

Este “cheque chorudo” fica apenas atrás dos valores alcançados nas temporadas de 2018/19 (80,7 milhões de euros) e de 2020/21 (73,7 milhões de euros), onde os ‘dragões’ atingiram em ambas as ocasiões os quartos-de-final da competição.

Com a vitória frente ao Arsenal na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto chegou às 120 vitórias nas principais competições da UEFA (Taça dos Campeões Europeus e Liga dos Campeões). O FC Porto tornou-se o oitavo clube da história da UEFA a atingir as 120 vitórias em 262 jogos na sua principal competição. É o único emblema fora das quatro maiores ligas da Europa a fazê-lo. Melhor só o Real Madrid (que lidera com 481 vitórias), Bayern de Munique, FC Barcelona, Manchester United, Juventus, AC Milan e Liverpool FC.

Ler artigo completo