Lin Yu-ting sob 'ataque' nos Jogos Olímpicos: "Só luto com mulheres"

1 mes atrás 50

Lin Yu-ting carimbou, ao final da manhã deste domingo, o apuramento para as meias finais do torneio de boxe dos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris, na categoria de peso-pena, ao levar de vencida Svetlana Kamenova Staneva, por decisão unânime.

A taiwanesa garantiu, deste modo, a conquista de, pelo menos, a medalha de bronze, na sequência de um combate que não escapou à polémica, ainda derivada do facto de esta ter sido desqualificada dos Campeonatos do Mundo da modalidade, em 2023, ao reprovar no exame de género da Federação Internacional de Boxe (IBA).

Assim que o duelo terminou, a búlgara, não só recusou cumprimentar a adversária, como ainda realizou, na direção das bancadas, uma cruz com os dedos. Gesto que está a ser entendido como a alegação de que esta teria os cromossomas XY, e não XX.

No entanto, o caso não se ficou por aqui. De acordo com informações adiantadas pelo jornal norte-americano The Washington Post, o treinador, Borislov Georgiev, terá passado pela zona mista erguendo um papel com a mensagem "Só quero lutar contra mulheres, sou XX".

"Eu não sou um médico que possa dizer se Lin poderia ou não competir aqui, mas, quando os testes demonstram que ele ou ela tem o cromossoma Y, é porque não poderia estar aqui", acabou por afirmar o próprio, instantes depois.

Leia Também: Lin Yu-ting, atleta hiperandrógena, garante medalha nos Jogos Olímpicos

Ler artigo completo