Lisboa fechou centro ao AL, mas deixou porta aberta a 41 novos hotéis

2 meses atrás 69

Entre 2020 e 2023 abriram 71 empreendimentos turísticos no município de Lisboa. Um total de 41 destes empreendimentos estão registados na zona interdita ao Alojamento Local.

A crescente enchente do turismo na cidade de Lisboa e a gentrificação do centro da capital levaram a autarquia a constrangir rigorosos novos alojamentos locais que se traduziram na criação de zonas de contenção absoluta e uma política de licenciamento quase zero. No entanto, isto foi positivo para a hotelaria.

Segundo a “Rádio Renascença”, entre 2020 e 2023, abriram 71 empreendimentos turísticos (52 hotéis, 16 apartamentos turísticos, dois empreendimentos de turismo de habitação e uma pousada) no município de Lisboa. Destes, 41 localizam-se dentro da zona de contenção absoluta de Alojamento Local.

Estes empreendimentos turísticos no centro da cidade chegam para alojar 3.248 turistas, num total de 1.979 quartos.. Só as freguesias de Santa Maria Maior e de Santo António viram nascer nos últimos quatro anos 21 e 11 hotéis, respetivamente.

Por outro lado, nos últimos quatro anos, registaram-se 36 unidades de Alojamento Local na zona de contenção absoluta. No total, todos estes espaços têm capacidade para 315 pessoas.

Ler artigo completo