Logitech G515 Lightspeed TKL: Alto desempenho com um design compacto

2 meses atrás 83

Concebido para gamers que precisam de poupar espaço no seu setup, o Logitech G515 Lightspeed TKL destaca-se pelo design compacto, mas também pelo baixo perfil, uma característica ‘herdada’ do G915, um modelo low-profile originalmente lançado em 2019 e que ganhou uma versão Tenkeyless em 2020.

Logitech G515: Compacto e moderno

Com um visual discreto, à primeira vista, quase nem parece que estamos perante um teclado de gaming. Uma percepção que muda assim que o ligamos e que somos ‘cumprimentados’ pela retroiluminação RGB, um pormenor quase indispensável num equipamento feito para apelar a gamers. 

Apesar de ser fabricado em plástico, a construção é sólida e o peso é distribuído de forma equilibrada. Para manter a estabilidade durante o uso, o Logitech G515 conta com pequenos pés em material antiderrapante. A base conta também com uma textura com algum relevo para ajudar a manter o teclado no lugar. 

Este é um modelo low-profile, com uma altura de apenas 22 mm, o que contribui para um perfil mais ‘elegante’. Mas não é só no aspecto estético que esta opção promete ter vantagens. A Logitech afirma que a altura mais reduzida do teclado escusa a necessidade de ter um apoio para os pulsos, contribuindo para uma experiência de utilização mais confortável.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

É verdade que não estamos perante um teclado ergonómico, mas em comparação com outros teclados de gaming que já experimentámos, podemos dizer que sentimos, de facto, menos pressão nos pulsos. Porém, se está acostumado a teclados mais altos, a transição para um modelo de perfil mais baixo pode requerer alguma habituação. Felizmente, o Logitech G515 traz duas opções que permitem ajustar a inclinação do teclado, com duas patilhas na base que o elevam para um ângulo de 4 ou 8 graus.

As dimensões mais reduzidas pedem um aproveitamento adequado do espaço disponível, o que a Logitech consegue fazer neste modelo. Porém, certas teclas acabam por ter de partilhar funções e, aqui, consideramos que a marca perdeu uma oportunidade para usar de uma melhor forma a barra superior. Por exemplo, os botões para controlo de media poderiam ter opções dedicadas nesta barra. 

Apesar disso, na barra superior poderá encontrar três botões específicos: dois dedicados à conectividade e outro que ativa o Game Mode, uma útil opção que permite bloquear determinadas teclas durante os jogos para evitar toques acidentais. 

Foco no desempenho

Olhando com mais atenção para o teclado, a poupança também se aplica ao espaço que existe entre as teclas. Se é um jogador com mãos ágeis e uma maior destreza é provável que nem dê por isso enquanto está a jogar ou a escrever. Por outro lado, quem tem dedos menos hábeis ou mãos de maiores dimensões pode levar algum tempo para se habituar e para reduzir a quantidade de toques acidentais. 

A Logitech afirma que, para uma experiência mais ‘agradável’ aos ouvidos, o teclado está equipado com uma camada de espuma que amortece o som, à qual se juntam teclas em plástico PBT, estabilizadores integrados, e switches pré-lubrificados. Note-se, no entanto, que o Logitech G515 não é um teclado silencioso, em particular se for alguém que não mede a força quando está a ‘teclar’. 

Para combinar com o low-profile do teclado, as teclas também chegam com switches de baixo perfil, disponíveis numa opção tátil ou linear. O modelo que testámos, que se enquadra na primeira categoria, tem switches mecânicos que, de acordo com a Logitech, têm um ponto de atuação de 1,3 mm, além de uma distância de deslocamento de 3,2 mm. 

O teclado responde rapidamente e com muito boa precisão, sem falhas nem atrasos, o que o torna ideal para jogos que exigem maior agilidade. A par do bom desempenho das teclas, as características deste modelo são também apelativas para os fãs de jogos mais competitivos, permitindo manter o impulso durante as sessões mais intensas sem causar demasiado desconforto. 

O desempenho durante a escrita não fica muito atrás. Porém, há um pormenor importante para os gamers portugueses, sobretudo para os jogadores que estão à procura de um teclado multifunções que sirva tanto para gaming como para o trabalho…

Logitech G515: Lost in translation

O modelo que testámos foi concebido em específico para a língua inglesa (Inglês Americano na versão internacional na descrição Logitech). Como verificámos no website oficial da marca, ainda não está disponível uma versão em Português. 

É certo que pode trocar algumas teclas fisicamente ou até aproveitar as opções de personalização para remapear outras, se bem que nem sempre seja prático. A versão que mais se ‘aproxima’ da nossa língua é a que está configurada para espanhol, embora não seja uma troca perfeita.

Da personalização à autonomia

A aplicação Logitech G HUB (disponível para Windows e MacOS através do website da marca) é essencial para conseguir personalizar as funcionalidades do teclado, assim como o aspecto da retroiluminação RGB. Apreciamos particularmente a possibilidade de programar até 15 funções para cada tecla e de definir perfis para diferentes tipos de jogos, o que consideramos uma opção útil para quem quer dar o seu melhor independentemente do título que estiver a jogar. 

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Ao todo, o Logitech G515 oferece três opções de conectividade: wireless (com tecnologia Lightspeed da Logitech), Bluetooth ou por ligação através de cabo USB. Independentemente da opção escolhida, não verificámos falhas nem ‘solavancos’ na estabilidade da ligação ao computador. 

Ao usar a ligação sem fios tem ainda a possibilidade de usar o receptor do teclado para ligar um rato de gaming compatível da Logitech, o que permite libertar uma porta USB no computador para outros dispositivos. 

Na autonomia, a Logitech promete uma capacidade de até 36 horas, isto é, com uma ligação wireless e com a retroiluminação no máximo. É possível prolongar a autonomia do teclado ao reduzir a intensidade da iluminação. Para um jogador mais casual, não fará grande ‘mossa’, mas se costuma passar muito tempo a jogar (sobretudo em modo sem fios) este é um ponto que pode deixar a desejar.

Tome Nota
Logitech G515 Lightspeed TKL – 149,99
logitechg.com

Características Tamanho: Tenkeyless (75% de integral) • Switches mecânicos Logitech GL de baixo perfil • Ponto de atuação: 1,3 mm • Força de atuação: 45 g (versão tátil) • Distância de deslocamento: 3,2 mm • Retroiluminação RGB personalizável (16,8 M cores) • Conectividade: Wireless 2.4GHz (Lightspeed), Bluetooth, cabo USB (USB 2.0) • Compatibilidade: Windows (10 ou superior), MacOS (12 ou superior) • Autonomia anunciada: 36 horas • 368x150x22 mm • 880 g

Ergonomia Satisfatório
Rapidez Excelente
Conectividade Excelente
Autonomia Bom

Desempenho: 4,5
Características: 4
Qualidade/preço: 4

Global: 4,2

Ler artigo completo