Londres sanciona 4 colonos israelitas acusados de abusos na Cisjordânia

7 meses atrás 52

O Reino Unido vai avançar com sanções contra quatro colonos israelitas na Cisjordânia acusados de violações dos direitos humanos contra palestinianos.

Segundo a agência Associated Press (AP), que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, as sanções respondem a "níveis sem precedentes" de violência por colonos na Cisjordânia ao longo do último ano.

As sanções apontam o dedo aos colonos que terão perseguido ou intimidado agressivamente palestinianos para pressioná-los a abandonarem as suas terras, com "impunidade quase total" devido à falta de ação de Israel.

O documento, citado pela AP, divulga os nomes de Moshe Sharvit e Yinon Levy, que são acusados de ter ameaçado famílias palestinianas com armas de fogo e de ter destruído propriedade nos últimos meses, como parte de um "esforço direcionado e calculado para deslocar as comunidades palestinianas".

Já os outros dois israelitas sancionados são Zvi Bar Yosef e Ely Federman.

Os quatro colonos ficarão sujeitos a um congelamento de bens e a uma proibição de entrada no país.

"Os colonos israelitas extremistas estão a ameaçar os palestinianos, muitas vezes sob a mira de uma arma, e a expulsá-los de terras que são legitimamente suas. Este comportamento é ilegal e inaceitável. Israel também deve tomar medidas mais fortes e pôr fim à violência dos colonos. Muitas vezes, vemos compromissos assumidos e compromissos assumidos, mas não cumpridos", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, num comunicado.

Leia Também: Borrell pede que "parem de pedir por favor" e impeçam massacre em Gaza

Ler artigo completo