Lucros da Gamalife mais do quadruplicam em 2023 para 92 milhões de euros

3 meses atrás 85

Na mesma nota, o grupo segurador destacou que em relação à produção total, "atingiu 507 milhões de euros, contrapondo com os 271 milhões de euros registados no final de 2022", sendo que o "crescimento de 87,5% é fruto da produção estável dos produtos vida risco, assim como da evolução na produção dos produtos de poupança em Portugal e cerca de 167 milhões de euros de prémios em Itália".

Já o capital próprio da GamaLife aumentou perto de "51 milhões de euros (24%) sendo de 263 milhões de euros em 2023", graças ao impacto dos mercados financeiros e à melhoria do resultado líquido.

Segundo o grupo, "o ativo total diminuiu 8,9% em relação a 31 de dezembro de 2022, sendo de 8,3 mil milhões de euros", uma descida que se deve essencialmente "ao volume de resgates ocorridos na sucursal de Itália, o qual refletiu um aumento generalizado de resgates dos produtos financeiros de seguros observado no mercado italiano".

Por outro lado, este efeito foi "parcialmente mitigado pelo maior volume de produção de PPR em Portugal e Itália", indicou.

"Em Portugal, terminámos o ano na 5.ª posição do ranking do ramo Vida Total e na 3.ª para o ramo Vida, excluindo produtos Unit Linked, na sequência do sucesso do nosso novo PPR de taxa garantida fixa", disse Matteo Castelvetri, presidente executivo da GamaLife, citado na mesma nota.

"2023 também ficou marcado por, no último trimestre, termos lançado um novo PPR e uma nova tarifa do seguro de vida proteção de hipoteca", acrescentou. 

Segundo o gestor, foi ainda executada "a integração de determinadas funções ao nível de governação em Portugal" o que resultou numa melhor coordenação e eficiência de custos, rematou.

Ler artigo completo