Lucros da IBM sobem 5% para 8,9 mil milhões de dólares no segundo trimestre

2 meses atrás 58

No segundo trimestre, a empresa devolveu 1,5 mil milhões de euros em dividendos aos acionistas.

Os lucros brutos da IBM subiram 5% no segundo trimestre, tendo passado de 8,5 para 8,9 mil milhões de dólares face ao ano anterior. Em termos semestrais, os lucros avançaram para os 16,6 mil milhões de dólares.

As receitas da IBM subiram 2% entre abril e junho face ao período homólogo para os 15,8 mil milhões de euros.

Na área do software as receitas aumentaram 7% para os 6,7 mil milhões de dólares, enquanto na consultoria e na infraestruturas as subidas cresceram 1% face ao ano anterior, atingindo os 5,2 mil milhões de dólares e os 3,6 mil milhões de dólares, respetivamente.

Em termos de fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais a IBM atingiu os 2,1 mil milhões de dólares, menos 600 milhões de dólares face ao ano anterior. O fluxo de caixa total foi de 2,6 mil milhões de dólares no segundo trimestre, mais 500 milhões de dólares face ao ano anterior. No primeiro semestre o fluxo de caixa passou de 3,4 para 4,5 mil milhões de dólares.

No segundo trimestre, a empresa devolveu 1,5 mil milhões de euros em dividendos aos acionistas.

Até ao final do ano a IBM espera que a receita continue a “crescer de forma consistente” até ao final do ano a atingir mais de 12 mil milhões de euros em fluxos de caixa.

“Tivemos um segundo trimestre forte, que excedeu as expetativas, influenciados pelo crescimento nas receitas e nos fluxos de caixa. Continuamos a ver os clientes a recorrer à IBM pela nossa tecnologia e experiência na área da inteligência artificial empresarial. As nossas encomendas na área da inteligência artificial cresceram para mais de dois mil milhões de dólares desce o lançamento do warsonx há um ano. Tendo em conta os nossos resultados no primeiro semestre vamos aumentar a nossa previsão de fluxo de caixa para um montante superior aos 12 mil milhões de dólares [até final do ano]”, disse o chairman e CEO da IBM, Arvind Krishna.

O vice-presidente e Chief Financial Officer (CFO) da IBM, James Kavanaugh, referiu que no segundo trimestre a organização “acelerou” o crescimento da sua receita e considerou que a IBM “está a executar bem” a sua estratégia.

“Os nossos fundamentos empresariais, a nossa alavancagem empresarial, a oferta de produtos e as nossas iniciativas no campo da produtividade contribuíram para a expansão da nossa margem de forma significativa, aumentando o nosso lucro e fluxo de caixa. A nossa forte geração de dinheiro permite-nos continuar a investir em inovação e experiência em todo o nosso portfolio, enquanto devolvemos valor aos nossos acionistas através de dividendos”, disse James Kavanaugh.

Ler artigo completo