Luís Silva suspenso por 35 dias após episódio de racismo

4 meses atrás 62

O Conselho Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Luís Silva em 35 dias de suspensão e mais 1428 euros de multa, na sequência do episódio de insultos racistas a Yaya Shithole, no jogo entre o AVS e o Tondela.

Na deliberação publicada pelo referido órgão da FPF «decide-se julgar procedente como provada a acusação» de que foi alvo o médio do emblema da Vila das Aves.

Uma decisão tomada ao abrigo do artigo 13º, alínea f) do Regulamento Disciplinar e, sobretudo do 159º, que pune «jogadores que tenham comportamentos que atentem contra a dignidade humana, em função da raça, cor, língua, religião, origem étnica, género ou orientação sexual.»

Recorde-se que o jogador tinha já comentado o caso, ainda antes de se saber a natureza do castigo: «Quem me conhece sabe que não sou racista, nem tenho esse tipo de comportamentos. Os meus colegas manifestaram-se de imediato para que, se fosse preciso alguma coisa, estariam disponíveis. Sei aquilo que sou, assim como a minha família, os meus colegas e o clube também o sabem.»

«O que aconteceu são coisas normais num jogo de futebol. Não vou repetir o que disse, mas não foi uma atitude racista, foi um desabafo», concluiu, numa altura em que a suspensão era apenas de caráter preventivo.

Ler artigo completo