Lula tomou posse em 1 de janeiro. As frases que marcaram o primeiro ano

8 meses atrás 83

"Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu, as mais violentas ameaças à liberdade do voto."

Lula da Silva, na tomada de posse como 39.º Presidente do Brasil, no Congresso Nacional, em Brasília

01-01-2023

"O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta nação levantou vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício que vamos dirigir todos os nossos esforços."

Idem, ibidem

"Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado."

No Palácio do Planalto

01-01-2023

"Eles [apoiantes do ex--presidente Jair Bolsonaro] têm que aprender que a democracia é a coisa mais complicada para a gente fazer, porque (...) exige conviver com quem a gente não gosta, com quem a gente não se dá bem, mas é o único regime que permite que todos têm a chance de disputar e quem ganhar tem o direito de governar."

Sobre o ataque às sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, em Brasília, por apoiantes de Jair Bolsonaro, em 08 de janeiro

09-01-2023

"O que aconteceu no Palácio do Planalto, na Alvorada e no STF [Supremo Tribunal Federal] foi uma revolta dos ricos, que perderam as eleições. Não podemos levar na brincadeira, porque um dia o povo pode cansar de ser pobre e vai piorar a situação de mudança neste país."

06-02-2023

"[Jair Bolsonaro é um] fiel imitador de [Donald] Trump. [Ambos] não gostam de sindicatos, não gostam de trabalhadores, não gostam de mulheres, não gostam de negros."

CNN Internacional

10-02-2023

"O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se auto marginalizando. O anterior Presidente não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele terminava e começava com 'fake news'...de manhã, de tarde e à noite."

Num encontro com Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, em Washington

10-02-2023

"Se a meta [da inflação] está errada, muda-se a meta. O que não é compreensível, é imaginar que um empresário vai tomar dinheiro emprestado a essa taxa de juros."

Durante uma conversa com jornalistas, ao ser questionado sobre a política de juros adotada pelo Banco Central

06-04-2023

"[O Presidente da Rússia, Vladimir] Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar. [Por outro lado, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,] não pode querer tudo. A Otan [NATO] não vai poder se estabelecer na fronteira."

Durante um encontro com jornalistas, em Brasília

Agência Brasil, 06-04-2023

"Ninguém acredita num Governo que acorda todo dia [e diz]: O PIB [Produto Interno Bruto] não vai crescer, ah porque a economia não está muito boa, ah porque o FMI [Fundo Monetário Internacional] disse tal coisa, porque o Banco Mundial disse tal coisa ou porque o mercado financeiro disse tal coisa. Olha, se a gente for governar pensando nisso, é melhor desistir."

Numa reunião ministerial, no balanço de 100 dias de Governo

10-04-2023

"Lembro-me que quando ganhou [primeiro-ministro português] a primeira eleição [legislativa], no Brasil [a ideia que] se vendia é que quem tinha ganhado a eleição em Portugal tinha sido a `geringonça´, mas `geringonça´ no Brasil não é uma coisa muito boa, é um amontoado de coisa, mas a verdade é que você [António Costa] está a mudar a cara de Portugal."

No Fórum Empresarial Portugal -- Brasil, em Matosinhos, no distrito do Porto

24-04-2023

"Finalmente a democracia venceu no Brasil e é por isso que estamos aqui hoje. Este prémio é a resposta do talento contra a censura."

Na entrega do Prémio Camões ao músico e escritor Chico Buarque

24-04-2023

"Nos últimos dias tive aqui em Portugal a inconfundível sensação de estar em casa, sentimento que acredito que é compartilhado por todos os brasileiros que vivem em Portugal e todos os portugueses no Brasil."

Intervenção no parlamento, suscitando aplausos da maioria dos deputados, enquanto os deputados do Chega batia nas mesas e empunhavam cartazes com as bandeiras da Ucrânia e onde se podia ler frases como "Chega de Corrupção"

25-04-2023

"Briguei muito com companheiros social-democratas europeus, com governos, com pessoas dos Estados Unidos. Achava a coisa mais absurda do mundo, para as pessoas que defendem democracia, negarem que você [Nicolás Maduro] era Presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo."

Numa conferência de imprensa na sede do Governo brasileiro ao lado do homólogo venezuelano Nicolas Maduro

29-05-2023

"Quanto mais saudável e educada for a população, mais a economia crescerá."

02-06-2023

"A questão climática tornou-se uma anedota."

No final de uma cimeira em Paris dedicada ao financiamento da luta contra a pobreza e o aquecimento global

23-06-2023

"As 700 mil vidas que se perderam, também foram pelo negacionismo, pela falta de vacina e má gestão do antigo Governo. Isso não ficará impune na história da saúde brasileira."

05-07-2023

"[A guerra] no coração da Europa [lançou sobre o planeta um] manto de incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para a economia e programas sociais."

No fórum empresarial entre a União Europeia e os países da América Latina e das Caraíbas, em Bruxelas

17-07-2023

"Se em 1500 Portugal descobriu o Brasil, em 2023 o Brasil descobriu Portugal, ou seja, pela quantidade de brasileiros que Portugal tem hoje, daqui a pouco será em maior número do que a população portuguesa."

Lusa, 19-07-2023

"Entre tantos males que esses últimos anos de 'desgoverno' trouxeram ao país, um deles me encheu de tristeza: o número de crianças e adolescentes pedindo esmolas nos semáforos quando deveriam estar na escola."

31-07-2023

"O Brasil vai surpreender as pessoas. Todas as afirmações que o FMI tem feito sobre o PIB [Produto Interno Bruto] do país vão estar incorretas, não vão funcionar, porque o Brasil vai crescer de forma sólida e confiável."

No programa semanal 'Conversa com o Presidente' , transmitido pelas redes sociais

01-08-2023

"Não podemos aceitar um neocolonialismo verde que, a pretexto de proteger o meio ambiente, impõe barreiras comerciais e medidas discriminatórias, desrespeita os marcos regulatórios e as políticas nacionais."

No segundo dia da Cimeira da Amazónia, na cidade de Belém

09-08-2023

"Os BRICS [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] não são um contraponto ao G7, nem ao G20, nem contra ninguém. Queremos nos organizar como um Sul Global, algo que não existia antes."

Numa transmissão ao vivo na rede social X (antigo Twitter), antes da intervenção na XV Cimeira de chefes de Estado e de Governo dos BRICS, em Joanesburgo

22-08-2023

"Começamos por um país que sempre foi a maior ponte para este continente irmão. Nos últimos anos, lamentavelmente, o Brasil tratou os países africanos com indiferença, pela primeira vez que tivemos um Presidente da República que não fez nenhuma visita a África, embaixadas foram fechadas no continente a e cooperação foi abandonada."

Em visita a Angola

25-08-2023

"A ONU de 2023 está longe de ter a mesma credibilidade da ONU de 1945. O Conselho de Segurança que deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade é o Conselho de Segurança que faz a guerra sem conversar com ninguém."

26-08-2023

"Eu quero frátria. Como é que a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] será a nossa frátria? Uma grande fraternidade unida pelo idioma e pela busca de soluções sustentáveis e pacifistas num tempo de grandes incertezas."

27-08-2023

"Ela precisa de ser construída a cada dia, por todos nós, sobre três grandes alicerces: democracia, soberania e união."

Numa mensagem gravada para assinalar o 201.º aniversário da independência do país

07-09-2023

"Há 20 anos, ocupei esta tribuna pela primeira vez. Volto hoje para dizer que mantenho a minha inabalável confiança na humanidade, reafirmando o que disse em 2003. Naquela época, o mundo ainda não se havia dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói as nossas casas, cidades, países, mata e impõe perdas e sofrimentos a nossos irmãos, sobretudo os mais pobres."

No discurso de abertura do debate da 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU

19-09-2023

"Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, @antonioguterres [António Guterres], e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio."

Numa nota publicada nas redes sociais

11-10-2023

"A atitude de Israel em relação às crianças e às mulheres é igual ao terrorismo."

14-11-2023

"O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos. De metas de redução de emissão de carbono negligenciadas. Do auxílio financeiro aos países pobres que não chega. De discursos eloquentes e vazios."

01-12-2023

"Se uma coisa que nós não queremos aqui na América do Sul é guerra (...). Nós não precisamos de conflito. O que nós precisamos é construir a paz, porque somente com muita paz a gente pode desenvolver os nossos países."

Na abertura da Cimeira do Mercado Comum do Sul (Mercosul), no Rio de Janeiro

07-12-2023

"A única coisa que eu peço, em nome do que você representará daqui para a frente na história desse país, é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses."

Na posse do novo procurador-geral da República, Paulo Gonet

18-12-2023

Leia Também: Lula da Silva quer "restaurar a paz" face ao "ódio" que dividiu o país

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo