Lutas ilegais de galos em Loures fazem 13 detidos. Menores sinalizados

6 meses atrás 69

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no domingo, 13 homens por serem suspeitos da prática do crime de participação e/ou promoção de luta de animais e jogo ilegal num antigo matadouro, anunciou hoje a PSP de Lisboa, em Loures, no distrito de Lisboa.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as detenções aconteceram depois de uma investigação que durou "ao longo dos últimos meses, tendo sido montada uma operação policial para intercetar em flagrante delito o grupo que se dedicava à prática ilegal de luta de galos, com exploração de apostas monetárias".

Para além dos detidos, que têm idades entre os 31 e os 56 anos, outros 17 homens foram ainda constituídos arguidos e submetidos a Termo de Identidade e Residência.

Os galos envolvidos nas lutas eram ornamentados com pontas de bico em metal e esporões, para provocarem maiores danos físicos no oponente.

"No local encontravam-se igualmente dois menores que foram sinalizados para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens [CPCJ] em perigo", lê-se na nota.

As detenções aconteceram no cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão não Domiciliária, e durante as diligências foi também possível fazer várias apreensões, das quais, 42 animais, tendo sido entregues a associação de proteção animal; mais de sete mil euros; diversas pontas de bico em metal e esporões, utilizados para ornamentar os galos na altura das lutas, e assim provocar maiores danos físicos no oponente; caixas de transporte adaptadas para galináceos; uma balança; uma bateria e cabos de bateria, utilizados para proceder ao abate dos animais feridos; uma chocadeira e diversos medicamentos e tesouras de cirurgia.

Pelos factos descritos os treze detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Norte – Núcleo de Loures para estabelecimento da medida de coação.

Leia Também: PSP alerta para consumo de álcool e drogas em viagens de finalistas

Ler artigo completo