Madeira: deputada do PAN sai em silêncio da audiência com Representante da República

7 meses atrás 73

O PAN e o CDS-PP, que juntamente com o PSD asseguram uma maioria parlamentar na Madeira, têm chocado sobre o entendimento que têm da crise que assola a Madeira. O CDS-PP defendeu a demissão imediata de Albuquerque, formação de novo governo, com programa de governo e orçamento. PAN admita deixar cair o governo depois de aprovado o Orçamento.

A deputada do PAN Madeira, Mónica Freitas, saiu em silêncio da audiência que teve com o Representante da República, Ireneu Barreto, esta quarta-feira. A reunião foi pedida pela força partidária.

Este encontro com o Representante da República surge depois do que foi defendido pelo líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, na passada segunda-feira (29 de janeiro), que afirmou que a demissão do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, deveria ser imediata, e que não existiam condições para que se inicia-se a discussão do Orçamento Regional, para 2024, que estava prevista acontecer em fevereiro.

Rui Barreto reivindicou a formação de um novo governo, com o presidente do executivo a ser indicado pelo PSD, seguindo-se a aprovação de um programa de Governo e respetivo Orçamento.

Esta posição do líder centrista chocou com aquilo que o PAN Madeira tinha defendido ainda antes do CDS-PP Madeira apresentar a sua posição sobre os acontecimento políticos que têm assolado a Madeira.

O PAN, depois de Albuquerque ter apresentado a sua demissão, na passada segunda-feira, junto do Representante da República, Ireneu Barreto, que foi aceite por este, mas que não teve efeitos imediatos, admitiu que a queda do Governo poderia acontecer depois de ser aprovado o Orçamento Regional.

A governação da Madeira é assegurada por acordos entre PSD, CDS-PP e PAN. O PSD e CDS-PP têm acordo governamental e parlamentar a que se junta o acordo parlamentar entre PSD e PAN.

O presidente do Conselho Regional do PSD Madeira, João Cunha e Silva, admitiu na passada terça-feira que o PSD estava em condições de apresentar um novo Governo, à RTP. Com esta posição dos sociais democratas madeirenses a demissão de Albuquerque produziria efeitos imediatos.

O PSD Madeira convocou para quinta-feira o Conselho Regional.

Ler artigo completo