Madeira: preço da eletricidade para clientes domésticos e pequeno comércio deve ficar inalterado

10 meses atrás 106

É apresentada uma variação nula do custo da eletricidade na Região face ao preço médio em vigor em 2023 para os clientes de Baixa Tensão Normal (BTN), que abrange mais de 145 mil clientes, nomeadamente domésticos/residenciais e o pequeno comércio.

O preço da eletricidade deve ficar inalterado em 2024 na Região Autónoma da Madeira, tendo em conta a decisão tomada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

“É apresentada uma variação nula do custo da eletricidade na Região face ao preço médio em vigor em 2023 para os clientes de Baixa Tensão Normal (BTN), que abrange mais de 145 mil clientes, nomeadamente domésticos/residenciais e o pequeno comércio. Desta forma, cerca de 99% dos clientes da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) usufruirá de uma manutenção na fatura da eletricidade em 2024, uma variação semelhante à da Região Autónoma dos Açores, que se estima de 0,2%, para a mesma tipologia de fornecimento”, referiu a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, que tem sob a sua tutela a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), detida a 100% pela Região, a decisão tomada pela ERSE, relativamente ao preço da eletricidade “vai no sentido das expetativas” da Região.

“Apesar da relativa estabilização do contexto macroeconómico e geopolítico face aos anos de 2022 e 2023, mantém-se alguma incerteza, agravada com o recente conflito no Médio Oriente. Neste sentido, esta é uma boa notícia para as famílias madeirenses e porto-santenses e um contributo para a redução da pressão inflacionista, para a melhoria do poder de compra das famílias e, consequentemente, para a retoma da atividade económica, em especial das micro e pequenas empresas”, disse Pedro Fino.

Ler artigo completo