Madeira: Representante da República ouve hoje os partidos para encontrar solução de governo

3 meses atrás 64

Estas audições aos partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira começam com o PAN às 10h00 seguindo-se a Iniciativa Liberal (11h00) e o CDS-PP (12h00). Durante a tarde, será a vez do Chega (14h00), JPP (15h00), PS (16h00) e PSD (17h00).

O Representante da República, Ireneu Barreto, ouve esta terça-feira os partidos, a partir das 10h00, com o intuito de encontrar qual a melhor solução para a governabilidade da Região Autónoma da Madeira, depois das eleições regionais do passado domingo.

Ireneu Barreto terá, pelo menos, uma solução em cima da mesa para a governabilidade da Região Autónoma protagonizada pelo PS e pelo Juntos pelo Povo (JPP), que foi apresentada na passada segunda-feira.

Os líderes das forças partidárias, Paulo Cafôfo e Élvio Sousa, chegaram a um entendimento e propuseram à população da Região uma solução de governo sem o PSD.

PS e JPP somam em conjunto 20 deputados (11 do PS e nove do JPP) uma quantia que é superior aos 19 do PSD, contudo não atinge a maioria absoluta no parlamento regional, que é obtida com 24 partidos.

Cafôfo e Élvio Sousa apelaram na passada segunda-feira à responsabilidade das restantes forças partidárias ao mesmo tempo que tentavam reunir apoios de outros partidos de formar a robustecer esta aliança governamental. Durante a apresentação desta solução foi destacado o momento “histórico e único” da ocasião, tendo em conta que tem sido o PSD a governar a Região desde a democracia.

Apesar de PS e JPP terem apresentado uma solução de governo alternativa à do PSD, e de convidarem as forças partidárias para se juntarem, excluíram das conversações PSD e Chega.

Fora isso, Ireneu Barreto vai procurar junto das restantes forças partidárias que soluções terão que permitam encontrar uma solução para a governação da Madeira.

Estas audições começam com o PAN às 10h00 seguindo-se a Iniciativa Liberal (11h00) e o CDS-PP (12h00). Durante a tarde, será a vez do Chega (14h00), JPP (15h00), PS (16h00) e PSD (17h00).

Ireneu Barreto justificou a realização destas audições dois dias depois do ato eleitoral pela “urgência em encontrar uma solução de Governo que permita a aprovação de um Programa de Governo e de um novo Orçamento Regional com a maior brevidade”.

As eleições foram vencidas pelo PSD, sem maioria absoluta (que é atingida com 24 deputados), tendo elegido 19 deputados, menos um face à legislatura anterior. O PS manteve os 11 deputados e o Juntos pelo Povo (JPP) passou de cinco para nove deputados. Já o Chega manteve os quatro mandatos, o CDS-PP passou de três para dois deputados, a Iniciativa Liberal manteve o seu deputado e o PAN conservou a deputada que tinha na anterior legislatura. A CDU e o Bloco de Esquerda perderam a representação parlamentar. Até aqui, ambos os partidos contavam com um deputado.

Ler artigo completo