Madeira: restauração, hotelaria e grande comércio terão redução na fatura de eletricidade até 23%

9 meses atrás 66

Face ao preço médio de 2023, em 2024, na Região Autónoma da Madeira será pagos pelos clientes menos 15,2 milhões de euros na tarifa de eletricidade.

Sectores como o da restauração, hotelaria, e o grande comércio terão uma redução na tarifa de eletricidade que deve variar entre os 16% e os 23% na Região Autónoma da Madeira.

“Para os cerca de 1.300 clientes de Baixa Tensão Especial (BTE) sobretudo empresas regionais de média dimensão, nomeadamente restauração e pequenas unidades hoteleiras, os preços médios de energia em 2024 apresentam, face ao preço médio em vigor no ano de 2023, uma redução tarifária de 16,7%. Para os clientes de Média Tensão (MT), onde se agrupam os hotéis, a indústria e o grande comércio, que na Madeira representam cerca de 339 contratos, os preços médios de energia em 2024 apresentam uma redução tarifária de 23,9%, face ao preço médio em vigor no ano de 2023”, referiu a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, tendo em conta as atualizações do tarifário realizadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, que tem sob a sua tutela a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), detida a 100% pela Região, referiu que na MT e BTE, “verifica-se um decréscimo significativo nas tarifas de venda a clientes finais, compensando os acréscimos tarifários verificados nos anos anteriores”.

Para os clientes da baixa tensão a tarifa da eletricidade vai manter-se inalterada. Isso vai impactar mais de 145 mil clientes, entre os quais domésticos/residenciais e o pequeno comércio, o que representa cerca de 99% dos clientes da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), salientou a Secretaria Regional.

A Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas salientou que face ao preço médio de 2023, em 2024, na Região será pago pelos clientes menos 15,2 milhões de euros.

Ler artigo completo