Madeira vai fazer mais de 300 análises em 65 águas balneares

2 meses atrás 47

Em 2023, das 501 análises efetuadas, 83% das praias tiveram qualidade excelentes.

A Madeira, através da Direção Regional de Saúde (DRS), volta a recorrer ao Programa de vigilância da qualidades das águas balneares costeiras. Em 2023, das 501 análises efetuadas, 83% das praias tiveram qualidade excelentes. Em 2024, o programa abrange 65 águas balneares, em todos os concelhos da Região Autónoma, estando previstas 372 análises, a efetuar entre 15 de abril e 31 de outubro.

O objetivo do programa passa por avaliar se as águas balneares costeiras “apresentam qualidade adequada” para a prática balnear “conforme os requisitos legais em vigor” e também avaliar as zonas envolventes da praia, nomeadamente infraestruturas de apoio (instalações sanitárias, bares, duches, primeiros socorros, …), segurança balnear, salubridade e informação aos utentes.

“Este Programa é elaborado com base na legislação europeia e nacional, em normas da Organização Mundial de Saúde, Direção-Geral da Saúde e da Associação Bandeira Azul. O Programa tem início antes da época balnear, que decorre normalmente de 1 de junho a 30 de setembro. Todavia, nos últimos anos, em virtude das condições climáticas mais favoráveis à prática balnear e a pedido das entidades concessionárias, o programa foi alargado de abril até final de outubro”, explicou a DRS.

A DRS acrescenta que este projeto conta com a colaboração de entidades com competências nos domínios da qualidade da água e da segurança balnear na Região, como a Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, Autoridade Marítima, Autoridades de Saúde, Autarquias, concessionários de praia, Frente Mar – Funchal, Águas e Resíduos da Madeira, Gabinete da Administração Pública Regional no Porto Santo”, disse a DRS.

Ler artigo completo