Maioria dos empresários perspetivam menor volume de negócios no próximo ano

10 meses atrás 80

É o resultado do inquérito realizado, durante o mês de dezembro, pela Associação Empresarial Portuguesa.

A Associação Empresarial Portuguesa (AEP) realizou um inquérito durante o mês de dezembro junto das empresas associadas, tendo concluído que, em 2024, deverá haver uma menor proporção de empresas a perspetivar um aumento do seu volume de negócios.

A grande maioria das empresas espera um volume de negócios semelhante ao deste ano, sendo que apenas 11% prevê uma redução.

O inquérito conclui que as expectativas dos empresários para o próximo ano são ‘ligeiramente mais otimistas’, o que “explicará que a esmagadora maioria não preveja recorrer a alguma modalidade de lay-off no próximo ano”. No entanto, “há 5% de empresas que equacionam recorrer à modalidade de ‘Redução do horário de trabalho’ e 8% à ‘Suspensão temporária’”.

Para o próximo ano as empresas preveem que um dos principais constrangimentos na sua evolução da atividade continue a ser a dinâmica do mercado desfavorável, com uma redução da procura externa e interna. As empresas também consideram que a dificuldade em assegurar mão de obra qualificada seja outro constrangimento.

Os aumentos dos custos financeiros e operacionais e a falta de disponibilidade de matérias-primas e produtos intermédios também é mencionado pelas empresas como um condicionamento. Sendo que os empresários estimam que haja um “aumento dos impactos negativos para a quase totalidade dos fatores apresentados”.

Ler artigo completo