Mais de 6.500 receitas são emitidas diariamente através da aplicação desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que celebrou cinco anos de atividade na terça-feira. Ao longo deste período, já foram realizadas sete milhões de prescrições médicas.
Os dados são da SPMS, que salientou, em comunicado, que “o número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano”.
“Em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões através da Prescrição Eletrónica Médica Móvel. (PEM Móvel). É um crescimento relevante comparativamente às 151 mil prescrições emitidas em 2019, ano do lançamento”, apontou a entidade, na mesma nota.
Com 41.029 médicos registados, a aplicação superou um total de 55 milhões de receitas emitidas em 2023, “ano em que o número de prescrições manuais rondou 1,5 milhões, o mais baixo de sempre”.
“Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é simples, prático, seguro, cómodo e particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente”, assinalou ainda o organismo, que apontou estar a “promover formação para médicos, com o objetivo de dotar os médicos, considerados inadaptados pela Ordem dos Médicos, de conhecimento necessário para elaborarem as suas prescrições por via eletrónica”.
Leia Também: Continua a secar roupa dentro de casa? E conhece os riscos? Devia...