Mais de 60% das empresas aumentaram a faturação no ano passado

9 meses atrás 67

No que diz respeito ao volume de negócios agregado, a Informa D&B reporta um aumento homólogo de 24%, o que corresponde a uma subida de 82,5 mil milhões de euros. “Mesmo descontando a inflação, o crescimento real do volume de negócios das empresas em 2022 foi superior a 15%”, acrescenta a Informa D&B em nota de imprensa.

Mais de 60% das empresas registaram aumentos na faturação no ano passado, de acordo com a Informa D&B, cujos dados recolhidos sobre 2022 apontam para um aumento face ao ano anterior. Comparando com os números de 2019 (53%), a subida é ainda mais significativa.

No que diz respeito ao volume de negócios agregado, a consultora reporta um aumento homólogo de 24%, o que corresponde a uma subida de 82,5 mil milhões de euros. “Mesmo descontando a inflação, o crescimento real do volume de negócios das empresas em 2022 foi superior a 15%”, acrescenta a Informa D&B.

O crescimento do volume de negócios é transversal a todas as dimensões (das microempresas às de grande dimensão), bem como a todos os sectores de atividade. “No entanto, quanto maior a dimensão, maior foi o crescimento do volume de negócios, bem como a percentagem de empresas que registaram um aumento do volume de negócios”, refere no comunicado.

De acordo com o boletim, os sectores de atividade mais impactados durante a crise pandémica, entre os quais o alojamento e restauração (65%), os transportes (29%) ou serviços gerais (27%) estiveram no topo da lista dos que mais cresceram.

O relatório apresenta, ainda, dados sobre a atividade das exportadoras. No ano passado, “mais de metade das empresas que operam no mercado externo (58%) registaram crescimento nos negócios com o exterior”. “As exportações, que representam 20% do total do negócio das empresas, cresceram 25,5% em 2022, mantendo a tendência verificada em 2021, e contrastando com o desempenho no primeiro ano de pandemia (2020)”, detalha.

“O crescimento do comércio externo verificou-se tanto nos bens como nos serviços. O mercado comunitário representa a maior fatia das exportações (69%), mas foram os mercados extracomunitários a registar o maior crescimento (+28,7%). O sector dos Transportes registou a maior percentagem de empresas com aumentos nas exportações (64%), enquanto os Grossistas tiveram o maior aumento (+39%) entre os principais sectores exportadores”, acrescenta a Informa D&B.

No que diz respeito aos custos operacionais, registou-se um aumento generalizado no ano passado. Contudo, o mesmo “não foi proporcional ao aumento do volume de negócios, já que o resultado operacional em 2022 foi 20% superior ao registado em 2021”. Além disso, a “margem operacional deteriorou-se ligeiramente. Enquanto em 2021 o resultado operacional representava 9,4% do volume de negócios, em 2022 representa 9,1%”.

Os números apurados pela consultora, “além de serem positivos em si mesmo, mostram dois outros dados muito relevantes: o crescimento acontece a seguir a um ano em que estes indicadores já tinham mostrado crescimentos significativos”, sublinha Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da empresa, citada em comunicado.

“Além disso, todos os indicadores estão também acima de 2019, um ano que é ainda uma referência, por ser o último antes de um conjunto de eventos que introduziram forte instabilidade, tais como a pandemia e a guerra na Ucrânia”, acrescenta, ainda, a responsável.

Ler artigo completo