“Mais dois ou três anos a este ritmo, vamos ser a maior empresa de ‘smart lockers’ do mundo”

8 meses atrás 69

Encomendas efetuadas online podem ser entregues nos cacifos fabricados pela empresa portuguesa e recolhidos quando for mais conveniente ao comprador. Objetivo passa por ser líder do sector diz-nos o fundador e COO da Bloq.it.

O crescimento do e-commerce nos últimos anos (principalmente no período de pandemia) é notório. Da roupa aos aparelhos eletrónicos, o número de transações disparou. Com o término da pandemia, surgiu a problemática de os consumidores precisarem de estar em casa para receber as encomendas.

É neste contexto que surgem os smart lockers (cacifos inteligentes), nos quais as entregas podem ser depositadas e, posteriormente, recolhidas pelo comprador, que recebe no telemóvel o código de abertura. ABloq.it é uma das empresas portuguesas que fabricam e comercializam estes aparelhos e quer ser líder de mercado em breve, explica o fundador e COO, João Lopes.

Que sector é este e de que forma pode mudar a sociedade?
O smart locker acaba por ser quase como uma evolução da caixa de correio. A pessoa de repente tem um local em que sabe que a encomenda pode ficar lá e só ela é que pode recolher. Essencialmente, estes armários têm toda uma parte de software e tecnologia dentro da empresa que faz as entregas e também ligada ao utilizador final. O resultado é, por exemplo, um estafeta chegar a um cacifo e deixar lá a encomenda. A partir deste momento, a pessoa que tem de a recolher recebe um SMS ou um e-mail com a informação de recolha.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo