Manuel Pizarro diz que SNS tem 3.845 utentes com mais de 100 anos

8 meses atrás 70

“O envelhecimento da população é uma das principais alterações sentidas, com a longevidade a revelar-se um desafio na forma como se organizam os cuidados”, sublinhou o ministro da Saúde.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou esta terça-feira que existem atualmente no Serviço Nacional de Saúde (SNS) 3.845 utentes com mais de 100 anos.

Durante uma conferência naqual participou a convite da Fundação para a Saúde, o governante destacou “alguns dos principais desafios que os serviços de saúde vivem em todo o mundo, e também em Portugal”.

“O envelhecimento da população é uma das principais alterações sentidas, com a longevidade a revelar-se um desafio na forma como se organizam os cuidados”, destacou, acrescentando que “existem hoje no SNS 3.845 utentes com mais de 100 anos”.

Além disso, Manuel Pizarro referiu que é fundamental refletir sobre a importância do SNS e sobre as necessidades e expetativas das pessoas, para que seja possível adaptar e transformar o SNS à luz do presente e do futuro. O governante apontou ainda que “é preciso perceber a afeição dos portugueses ao SNS para perceber porque é que ele resiste”.

“Precisamos de uma atitude de persistência dos valores do SNS, mas também de capacidade transformadora para o adaptar às necessidades”, frisou.

Ler artigo completo