Mão pesada: federação deduz 18 pontos ao Vitesse

2 semanas atrás 32

O Vitesse foi severamente penalizado pela Federação Neerlandesa de Futebol (KNVB) com uma dedução de 18 pontos.

Inicialmente, o clube de Arnhem foi multado em 100 mil euros, por não reportar o término da ligação entre o clube e a Revolut, um dos main sponsors. Nesta ocasião, a KNVB voltou a punir o clube por «falhar repetidamente o cumprimento dos requerimentos de licenciamento».

«O montante da punição baseia-se na seriedade e extensão das violações no sistema de licenças. Isto inclui a falta de envio de informações que eram importantes para a investigação criminal acerca de uma possível violação de sanções», pode ler-se no comunicado da federação.

Os vites já reagiram em comunicado, através do diretor interino Edwin Reijntjes: «Apesar de se tratar de um dia negro para todos aqueles que gostam do Vitesse, isto é a realidade nua e crua, visto que esta punição era inevitável. Apesar disso, e quero deixar isto bem claro, estamos contentes por termos a oportunidade de manter a licença. Estávamos na corda bamba, contudo temos uma resposta clara do Comité de Licenciamento de que têm confiança na nova direção do clube. Agarrámo-nos a isso e queremos continuar assim. Disse-o antes e volto a frisar: o Vitesse não deve nem vai desaparecer!».

Vale a pena referir ainda que, na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, irá ser efetuada uma conferência de imprensa para prestar mais declarações relativas ao caso. Com esta redução do pontos, o Vitesse passará a ter um ponto negativo, visto que possuía apenas 17 pontos. O registo de resultados até à punição não era animador (quatro vitórias, cinco empates e 21 derrotas!) e, a quatro jornadas do final da Eredivisie, o clube está condenado à descida de divisão.

Há 35 anos consecutivos que os vites alinhavam no mais alto escalão do futebol neerlandês.

Ler artigo completo