Mapfre sobe para o sexto do lugar do ranking das seguradoras europeias

2 meses atrás 46

A seguradora avança três posições no ranking elaborado pela Mapfre Economics, com base nos dados da nova norma contabilística europeia

A Mapfre está entre as 15 principais entidades seguradoras da Europa, de acordo com a última edição do ranking anual elaborado pela Mapfre Economics, o serviço de Estudos da seguradora.

A seguradora avança três posições no ranking até ao sexto lugar na classificação do negócio total, a mesma que mantém, se levarmos em consideração apenas o negócio Não Vida. Isto com base nos dados da nova norma contabilística europeia

Segundo o estudo a receita das 15 principais seguradoras europeias aumentou 5,5% em 2023, chegando aos 468,8 mil milhões de euros.

“Esta melhoria é resultado, por um lado, do bom desempenho do negócio em 2023, já que, juntamente com a austríaca Vienna Group, Generali e Talanx, foi a seguradora com o maior crescimento nas receitas que dizem respeito a serviços de seguro” e, por outro lado, é o efeito da nova norma contabilística IFRS 17, que entrou em vigor desde 1 de janeiro de 2023″, diz a Mapfre em comunicad0.

No Ramo Vida, a Mapfre obteve o maior crescimento da amostra de seguradoras analisadas no relatório.

É a primeira vez que a Mapfre Economics elabora este ranking sob a norma, na qual as receitas do serviço de seguro são tidas em conta nos resultados, desaparecendo os prémios emitidos brutos.

No caso concreto dos seguros de Não Vida, os 15 grupos que formam parte do ranking obtiveram uma receita de serviço de seguros de 344,9 mil milhões de euros em 2023, 7,3% a mais do que no ano anterior (com dados de 2022 reformulados de acordo com a IFRS 17).

E nos seguros Vida, as 15 maiores seguradoras registaram um crescimento de 2,2% nas receitas de serviço de seguros em 2023, atingindo, assim, 154,2 mil milhões de euros.

“Destaca-se o crescimento de 21,1% da Mapfre (o maior da amostra analisada), em comparação com o ano anterior, alcançando 4.303 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Ler artigo completo