Marinha acompanhou passagem de navio russo por águas portuguesas

9 meses atrás 80

A Marinha Portuguesa anunciou, esta segunda-feira, que acompanhou desde 8 de janeiro até ao dia 11 a passagem de um navio russo por águas nacionais. 

De acordo com uma nota publicada no site oficial da Marinha, o acompanhamento foi iniciado pelo Navio da República Portuguesa (NRP) de Viana do Castelo na passagem do navio científico russo “Professor Logachev” pela Zona Económica Exclusiva da Madeira. Foi depois "rendido pelo NRP Corte Real na passagem do navio pela Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental", referiu a Marinha. 

No comunicado, a Marinha referiu que o NRP Viana do Castelo tem uma guarnição de 36 militares e é comandando pelo capitão-de-fragata Sá Granja. Já a Fragata NRP Corte Real, conta com uma guarnição de 112 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Amaral Henriques. 

"No âmbito da cooperação internacional e do compromisso com a segurança marítima, as operações de vigilância foram conduzidas com eficiência e transparência", pode ler-se na nota. 

A Marinha referiu também que "continuará a monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o País e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar".

Leia Também: AMN e Marinha 'apanham' embarcação de traficantes a sul de Portugal

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo