Mario Draghi apontado para presidência do Conselho Europeu

9 meses atrás 66

Fontes de Bruxelas disseram ao ‘Financial Times’ que o ex-primeiro-ministro italiano e antigo presidente do BCE é um dos nomes que é mencionado para candidato a substituto a Charles Michel.

O ex-primeiro-ministro italiano e antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, está a ser apontado como um dos principais candidatos a substituto a Charles Michel na presidência do Conselho Europeu.

A informação está a ser avançada esta terça-feira pelo “Financial Times”, que cita fontes de Bruxelas, nomeadamente diplomatas. Porém, a publicação britânica ressalva que é também provável que, entretanto, surjam outros nomes para a posição que envolve presidir e definir a agenda das cimeiras de líderes europeus.

Mario Draghi tem 76 anos e, apesar de não estar ligado à política desde 2022, aceitou um cargo consultivo na União Europeia no ano passado, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lhe solicitou que escrevesse um relatório sobre a competitividade da comunidade única.

Anteontem, Charles Michel veio a público anunciar que está a preparar-se para concorrer às eleições europeias, que se realizam entre 6 e 9 de junho, através do partido liberal Movimento Reformista, da região francófona da Bélgica. “Quero servir onde for útil e penso que posso ser útil a nível europeu”, defendeu sobre a candidatura ao Parlamento Europeu. A saída antecipada de Charles Michel da presidência do Conselho Europeu abre também portas ao primeiro-ministro português, António Costa.

Ler artigo completo