Martínez destaca "fome" de Cristiano Ronaldo e fala do "luxo" da seleção

6 meses atrás 74

Termina a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 9 minutos

Roberto Martínez termina de falar aos jornalistas nesta antevisão ao jogo com a Eslovénia.

Portugal deixou de fora Bruno Fernandes e Rúben Dias

Rodrigo Querido | há 10 minutos

Roberto Martínez:

"Já estava previsto alguns dos jogadores que estivessem no jogo com a Suécia que pudessem descansar agora. Quem tem uma seleção como Portugal pode dar-se ao luxo de substituir 7 ou 8 jogadores sem que a qualidade seja afetada. Foi isso que decidimos fazer."

Espera ter apoio de portugueses no estádio?

Rodrigo Querido | há 11 minutos

Roberto Martínez:

"Temos sempre muitos fãs, muitos portugueses em todo o Mundo. Não há um estádio onde jogue a seleção portuguesa em que não haja adeptos portugueses. Há um grande amor e ligação entre o povo português e a seleção nacional."

Exemplo dado por Cristiano Ronaldo

Rodrigo Querido | há 12 minutos

Roberto Martínez:

"Cristiano Ronaldo é um jogador que, por si só, está sempre motivado. Foi sempre o exemplo que deu durante a sua longa carreira. É um exemplo para os seus companheiros, é um exemplo para os seus adversários. Continua a jogar como se tivesse menos 20 anos. Para nós é importante retirarmos o máximo de informação deste confronto de gerações de jogadores."

Porque escolheu a Eslovénia como adversária?

Rodrigo Querido | há 13 minutos

Roberto Martínez:

"Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós."

À beira do recorde de vitórias

Rodrigo Querido | há 16 minutos

Roberto Martínez:

"As vitórias são consequência do bom trabalho. O objetivo não é ganhar o jogo amigável, é preparar a equipa da melhor forma para o Euro'2024. Não olho de nenhuma forma para recordes de vitórias. Estamos a olhar para o melhor desempenho possível. O compromisso dos jogadores. E como consequência queremos ganhar os jogos. Mas o recorde de vitórias não é o objetivo."

Jovens chamados têm uma janela de oportunidade para o Euro?

Rodrigo Querido | há 16 minutos

"Acho que as estreias dos nossos jogadores são importantes, é a continuação do trabalho na formação. Há o Francisco Conceição, o Dany Mota. Vimos o Jota Silva. Olhamos para a frente, para o Euro'2024, mas também para a Liga das Nações, depois o Mundial'2026. As estreias de agora podem ser de jogadores com um futuro importante na Seleção. É hoje para preparar o futuro."

Urgência em estrear os novos jogadores

Rodrigo Querido | há 19 minutos

Roberto Martínez:

"Com naturalidade. Os novos jogadores entraram muito bem durante o estágio, com uma personalidade muito boa e muito respeito. Mostraram as suas valências durante o treino. Amanhã seremos uma equipa, com 22 jogadores, para mostrarmos uma boa ligação no relvado e para mostrarmos que todos estarão aqui para ajudar a equipa."

Muitos golos marcados e poucos sofridos. O que agrada mais?

Rodrigo Querido | há 20 minutos

Roberto Martínez:

"Acho que no futebol o equilíbrio é importante. Queremos defender e atacar bem. Temos muito talento, mas é preciso muito trabalho para que o talento ganhe jogos. Março é um mês muito importante para nós. Queremos apanhar informação de muitos jogadores. 31 jogadores estão a trabalhar no estágio. Mas também é preciso dar-lhes um período de descanso para que no verão cheguem frescos. Se amanhã ganharmos o jogo, será uma boa forma de agradecer ao treinador."

Importante não sofrer golos com a Eslovénia?

Rodrigo Querido | há 22 minutos

Roberto Martínez:

"A parte defensiva é muito importante. Frente à Suécia, gostei muito da atitude defensiva da equipa, sobretudo durante 60 minutos. Procuramos a perfeição e isso é manter a baliza a zero. Amanhã teremos pela frente uma equipa com uma dupla de avançados que são o Sesko e o Sporar, jogadores dinâmicos e que exploram as costas das linhas defensivas. Será uma boa oportunidade para trabalharmos outros aspetos defensivos. Teremos de aproveitar a oportunidade. Respeitamos muito a Eslovénia, é uma equipa que está apurada para o Europeu, joga com confiança, o treinador fez o trabalho muito bom. O Sesko é um dos melhores avançados da Bundesliga e depois há também a experiência de Jan Oblak, que é muito importante. É uma seleção interessante. Teremos que trabalhar momentos defensivos, mas também a nível ofensivo."

O que espera de Cristino Ronaldo para o Euro? Lesão de Nuno Mendes

Rodrigo Querido | há 20 minutos

Roberto Martínez:

"O Cristiano está muito bem, está a jogar muitos minutos na sua época, tem um papel muito importante no seu clube e nos últimos três dias mostrou frescura, muita fome de estar na seleção e é sempre um exemplo no balneário. É um jogo importante para ver o Cristiano Ronaldo no relvado. Há outros jogadores jovens que também poderão ter a experiência de partilhar o balneário com ele."

"Nuno Mendes? Fez um bom jogo contra a Suécia. Estamos a trabalhar para recuperar bem. É momento de não arriscar. Vamos avaliar amanhã, mas acho que será preciso dar-lhe um ou dois dias de descanso."

É o último teste antes da lista final. Que dúvidas ainda tem?

Rodrigo Querido | há 27 minutos

Roberto Martínez:

"Faz parte. Acho que antes da lista há que analisar lesões, os momentos de forma dos jogadores, tudo pode acontecer. Amanhã é o último jogo antes dessa lista. É muito importante ter um bom desempenho e apanhar alguma informação individual sobre os jogadores que estão aqui. Precisamos de trabalhar novamente os conceitos que mostrámos frente à Suécia. É um jogo muito importante para nós e para a formação da lista. Agora, se a lista tiver 23 ou 25 jogadores, pode haver diferenças, mas o foco é que o trabalho foi muito bom durante os treinos. Estou muito contente com a atitude e compromisso dos jogadores. Amanhã é uma oportunidade para mostrar isso."

Agora é a vez de Roberto Martínez

Rodrigo Querido | há 29 minutos

Roberto Martínez fala agora aos jornalistas.

Qual é o objetivo da seleção para o Europeu de junho?

Rodrigo Querido | há 30 minutos

Vitinha:

"Claramente queremos ganhar como qualquer outra seleção. Mentiria se não o dissesse. Sabemos que somos candidatos, temos uma grande seleção e grandes jogadores. Falta chegar o Europeu e mostrar a qualidade que temos. Estamos dentro de quatro seleções que são bastante candidatas. Assumimos isso, mas também pensamos jogo a jogo. Quanto mais pensarmos à frente, pior é. Agora é pensar no jogo de preparação com a Eslovénia amanhã."

O quão importante é Cristiano Ronaldo na seleção?

Rodrigo Querido | há 32 minutos

Vitinha:

"Ainda é super importante. A verdade é que é o nosso capitão. Provavelmente é o jogador da nossa seleção com mais golos nesta fase de qualificação, marcou praticamente sempre. Um jogador que continua a diferença que ele faz tem de ser importante. Além do que faz dentro de campo, é uma figura fora de campo."

Que memórias tem no estádio onde se vai realizar o jogo?

Rodrigo Querido | há 36 minutos

Vitinha:

"É verdade, perdi cá um jogo importante. Mas as memórias são boas porque não foi o único jogo que jogámos aqui. Jogámos aqui a final do Euro sub-21 contra a Alemanha, mas também jogámos bastantes jogos da fase de grupos e eliminatórias. Foram momentos muito felizes para mim nos sub-21 e foi um grande torneio. Infelizmente perdemos a final com a Alemanha, mas também gosto de recordar o resto."

Ausência de pesos pesados. Menos utilizados têm de provar mais?

Rodrigo Querido | há 38 minutos

Vitinha:

"Temos sempre de aproveitar as oportunidades que temos, seja eu ou qualquer um dos meus colegas. Temos oito jogadores novos que não estavam na primeira parte do estágio e que estarão com muita vontade de mostrar ao treinador as suas qualidades. Vamos estar todos frescos. Espero um bom jogo e sei que todos os que forem para dentro do campo vão tentar aproveitar a sua oportunidade."

Preparação antes do Euro'2024

Rodrigo Querido | há 41 minutos

Vitinha:

"Estes jogos servem mesmo para isso, para preparar. Queremos sempre ganhar, mas são jogos de preparação para o Europeu. A verdade é que temos bastantes coisas a preparar e a melhorar. Vamos servir-nos do jogo de amanhã para fazê-lo."

Condição física de Nuno Mendes

Rodrigo Querido | há 43 minutos

Vitinha:

"Não sou a melhor pessoa para falar disso, não sou médico nem fisioterapeuta. Sei que o Nuno está feliz e muito contente por ter voltado aos relvados. Está com muita ânsia de poder jogar e contribuir na seleção e no clube. Depois caberá ao departamento médico, juntamente com o míster, tomar as decisões para que o Nuno Mendes possa render hoje e sempre que puder. É um jogador super importante para nós."

Joga muito no clube e pouco na seleção. É compatível com João Neves?

Rodrigo Querido | há 46 minutos

Vitinha:

"O futebol é mesmo assim. Clube e seleção são contextos diferentes e a verdade é que, como já disse, temos muitos jogadores de qualidade e em grandes equipas na Europa. Quase todos eles jogam sempre e alguém vai ter de ficar de fora. Claro que não quero ficar de fora e faço tudo para que fique, mas também percebo as decisões do míster e que não são nada fáceis. Cabe-me a mim dificultar as decisões do míster nos treinos e quando jogar porque no meio-campo temos soluções de grande qualidade. Eu vou fazer de tudo para que não seja eu."

"Compatível com João Neves? O míster saberá melhor do que eu quais serão as compatibilidades dentro de campo. Mas acho que não há isso de incompatibilidades."

Sente que tem um pouco de treinador dentro de si?

Rodrigo Querido | há 50 minutos

Vitinha:

"Hoje em dia no futebol todos os jogadores têm um pouco de treinador dentro de si. A formação assim o obriga. Desde muito novos que somos apetrechados de informação. Nenhum jogador chega ao profissional e não sabe quase tudo. Temos todas as bases desde há muito tempo. Individualmente, acho que tenha um pouco mais porque me interesso e gosto. Pergunto muito e informo-me."

Confiante em estar na lista final no Euro'2024?

Rodrigo Querido | há 53 minutos

Vitinha:

"Claro que me imagino no Europeu, mas sei que não tenho lugar garantido. E ainda bem que assim o é, faz-me manter sempre alerta e no máximo das minhas capacidades para estar preparado. Mas claro que espero estar lá."

Arranca a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 55 minutos

Vitinha é o primeiro a falar aos jornalistas em Ljubliana.

Ler artigo completo