Mazda CX-80. Tudo sobre o novo SUV topo de gama e até sete lugares

6 meses atrás 93

O novo Mazda CX-80 é o topo de gama da marca na Europa e traz mais novidades para além da terceira fila de bancos. Encomendas abrem em maio.

A Mazda revelou o novo CX-80, que passa a ser o maior e mais espaçoso modelo da marca no mercado europeu, com o SUV a destacar-se por ter três filas de bancos e lotação de até sete ocupantes.

O novo Mazda CX-80 deriva diretamente do CX-60, partilhando com este plataforma, interior e motorizações, mas para comportar a terceira fila de bancos teve de crescer 25 cm em comprimento e entre os eixos. O comprimento fica assim a roçar os cinco metros (4,995 m), enquanto a distância entre-eixos chega aos 3,12 m.

No entanto, o CX-80 traz algumas novidades. A segunda fila, por exemplo, pode ter várias configurações, incluindo uma opção com duas “cadeiras Capitão” e consola opcional de separação. Ainda no interior, vamos também poder contar com três novas funcionalidades.

A primeira é um novo controlo de voz integrado Alexa, novo sistema de navegação híbrido, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que tem como objetivo ajudar a posicionar o veículo quando tiver anexado a um reboque.

Mesmas motorizações do CX-60

Como já referimos, em termos de motorizações, o novo CX-80 vai partilhar a mesma oferta que o CX-60, concentrando-a numa motorização Diesel e outra híbrida plug-in:

e-Skyactiv D (mild-hybrid 48 V): motor Diesel de seis cilindros com 3,3 l, potência de 254 cv; e-Skyactiv PHEV: motor a gasolina de quatro cilindros com 2,5 l, motor eléctrico, potência combinada total 327 cv (241 kW) e 500 Nm, bateria com 17,8 kWh, autonomia em modo elétrico de 60 km.

Relativamente a consumos e emissões, o e-Skyactiv D anuncia 5,7-5,8 l/100 km (ciclo combinado WLTP) e emissões de CO2 de 148-151 g/km; e o e-Skyactiv PHEV anuncia 1,6 l/100 km e 36 g/km.

2 imagens

Ambas as motorizações estão acopladas a uma transmissão automática de oito velocidades e confirma-se agora que o CX-80 só estará disponível com um sistema de tração integral permanente. O CX-60 ainda conta com versões de tração traseira.

As ligações ao solo seguem também o esquema de suspensão já visto no CX-60: duplos triângulos sobrepostos à frente e multilink atrás. A capacidade de reboque do Mazda CX-80 é de 2500 kg.

Mazda CX-80 dianteria 3/4© Mazda

No capítulo da segurança o novo CX-80 vem equipado com todos os assistentes à condução ou ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) em voga, como por exemplo: travagem autónoma de emergência, sistema de paragem de Emergência e Assistente de manutenção na via de rodagem, entre outros.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa e quando chega?

As pré-vendas do Mazda CX-80 vão arrancar em maio, e prevê-se que as primeiras unidades deste modelo cheguem aos concessionários neste outono.

O novo Mazda CX-80 e-Skyactiv PHEV vai estar disponível em Portugal a partir dos 63 304 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mazda 323 GT-R?
Ler artigo completo