Medusa 'ovo frito'. Quem são e que perigos representam?

3 meses atrás 68

Com a chegada do verão, chegam também às praias não só centenas de banhistas, desejosos de apanhar os seus primeiros banhos de sol, bem como novos habitantes do meio aquático.

No Mar Menor, no Sul de Espanha, já estão alguns dos seus 'visitantes' habituais: as medusas.

Este ano, nota o 20 minutos, foram emitidos os habituais alertas para a presença destes animais na água, apontando especificamente para o nascimento de milhões de medusas Cotylorhiza tuberculata, mais conhecidas como medusas 'ovo frito'.

Quem são e que perigos acarretam?

Embora sejam completamente inofensivas, pois o seu veneno não é perigoso para a saúde, a sua aparência por norma afugenta os banhistas.

Graças à sua musculatura, estas medusas têm a capacidade de nadar verticalmente - contraindo e expandindo o seu corpo - e horizontalmente, sendo capazes de rodar facilmente o seu corpo para se deslocarem no mar. Têm um total de 8 braços cobertos de pequenas saliências em forma de botão com uma coloração que se diferencia entre o branco, o azul e o violeta, escreve a publicação espanhola.

No verão, aproximam-se da costa, porém, durante o inverno passeiam-se em alto mar. Embora os seus tentáculos não sejam altamente tóxicos, é possível que quem seja tocado por uma delas, sinta irritação ou ardor na pele.

Apesar de o seu surgimento junto à costa não seja bem visto por banhistas, que receiam assim entrar no mar, a presença destes animais no Mar Menor pode ser um bom sinal. Especialistas defendem que a sua reprodução e presença estão relacionadas com o nível de transparência das águas, após este mar ter enfrentado vários problemas no seu ecossistema.

Leia Também: Cais retoma entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Ler artigo completo