Menzies Aviation conclui compra da Groundforce. Empresa de ‘handling’ muda de nome

3 meses atrás 103

Com esta aquisição, a Menzies Aviation vai assegurar uma quota de mercado de 65% em Portugal.

A britânica Menzies Aviation anunciou a conclusão da aquisição de 50,1% da Groundforce Portugal, depois do processo ter tido início em 2023. Além da conclusão do negócio, a empresa de handling revelou ainda que a Groundforce se vai passar a denominar Menzies Aviation.

“A conclusão bem sucedida desta transação, mais de 12 meses após o acordo ter sido anunciado pela primeira vez em março de 2023, constitui um marco significativo na recuperação e revitalização da empresa de assistência em escala, com impacto em toda a economia nacional”, lê-se no comunicado das empresas.

Além disso, reafirma o “compromisso da Menzies em reforçar a capacidade de handling para a aviação em Portugal, em parceria com a TAP; que mantém uma participação de 49,9% no negócio”, sustenta.

A Groundforce Portugal passará a denominar-se como Menzies Aviation, e vai tornar-se parte da maior empresa de serviços de aviação do mundo, que possui 45 mil funcionários e operações em mais de 290 locais em mais de 65 países, em seis continente.

“O anúncio de hoje é o culminar de um processo de um ano para transferir a propriedade e avançar com a revitalização do sector da aviação português. Estamos empenhados no nosso investimento estratégico na região, preparando o caminho para um futuro onde a inovação e a excelência ocupam um lugar central”, aponta Hassan El-Houry, presidente executivo da Menzies Aviation, citado em comunicado.

“Este marco abre um novo capítulo para a Menzies em Portugal e na região do Sul da Europa, e estamos ansiosos por trabalhar em conjunto para fornecer serviços de alta qualidade em toda a rede de aviação do país”, adianta o responsável.

Atualmente, a Groundforce assiste mais de 100 mil movimentos de aeronaves ao ano nos cinco aeroportos mais movimentados de Portugal, prestando serviço de terra e carga aérea a várias companhias aéreas. Com esta aquisição, a Menzies Aviation vai assegurar uma quota de mercado de 65% em Portugal.

“Estamos muito satisfeitos por embarcar num empreendimento emocionante em Portugal, trabalhar com a TAP Portugal e os nossos novos funcionários para fornecer serviços de aviação incomparáveis, mantendo o nosso compromisso com a segurança, proteção e excelência. A integração dos funcionários da Groundforce na Menzies é ansiosamente aguardada, uma vez que a sua experiência será inestimável para promover o crescimento e a expansão do sector da aviação em Portugal”, aponta, por sua vez, Philipp Joeinig, CEO do Grupo Menzies.

Aos funcionários da Menzies, a britânica vai acrescentar os mais de quatro mil que trabalham nos aeroportos Humberto Delgado (Lisboa), Francisco Sá Carneiro (Porto), Gago Coutinho (Faro), Cristiano Ronaldo (Madeira) e Porto Santo (Madeira).

Entre as novidades, a Menzies anuncia que vai investir em tecnologia avançada, em conjunto com a TAP, “num movimento estratégico para sublinhar a sua dedicação em elevar os padrões, melhorar a eficiência e assegurar um crescimento sustentado”. Além disso, vai ainda apoiar o desenvolvimento do pessoal à medida que a empresa constrói a sua presença no Sul da Europa.

Ler artigo completo