Mercado publicitário cresce 5,8% para 813 mil milhões de euros em 2023

9 meses atrás 108

A categoria de grande consumo será a que mais irá contribuir para os investimentos realizados em publicidade, correspondendo a 19,7% do índice total.

O mercado global do sector da publicidade deverá registar um crescimento de 5,8% para 889 mil milhões de dólares (813 mil milhões de euros) em 2023, de acordo com o estudo do GroupM, ‘This Year Next Year (TYNY)’ divulgado esta terça-feira, 19 de dezembro.

A categoria de grande consumo (fast moving consumer goods – FMCG) será a que mais irá contribuir para os investimentos realizados em publicidade, correspondendo a 19,7% do índice total. Um valor que de acordo com o estudo se justifica pelo facto de algumas das maiores empresas do sector de FMCG “terem mantido as suas estratégias de investimento em media, apesar do contexto de inflação vivido ao longo do ano”.

Em seguida aparece a categoria das digital endemics, que diz respeito a empresas que têm como principal atividade o seu desenvolvimento através da internet, tendo sido responsáveis por 10% dos investimentos feitos em publicidade. Contudo, esta percentagem não engloba grupos como a Amazon, Google ou a Meta, esta última projetada para representar 14,6% das receitas em publicidade a nível mundial.

Já as categorias de ‘Media & Entretenimento’ representam 7,4% do investimento, seguindo-se a ‘Tecnologia’ (5,5%), que engloba desde consultoras de Tecnologias de Informação (IT) a manufatoras de consolas de videojogos, e na qual a Inteligência Artificial tem cada vez mais peso -, e ‘Auto’, que se prevê que representará 4,8%.

Por outro lado, este relatório aponta para um abrandamento em 2024 para 5,3%, sendo que os dados revelam também que permanecerá forte durante os próximos cinco anos, com uma taxa de crescimento anual composta de 5,6% até 2028, ano em que se prevê que alcance 1,2 mil milhões de dólares.

Ler artigo completo