Mercadona em Portugal: Cinco anos, mil milhões de euros de investimento e seis mil empregos

2 meses atrás 40

Em cinco anos de presença em território nacional, a Mercadona abriu 50 lojas, dois blocos logísticos (Póvoa de Varzim e Almeirim), tendo registado vendas superiores a 2,7 mil milhões de euros e seis mil novos empregos.

A cadeia de supermercados Mercadona assinalou os cinco anos de presença em Portugal e salientou que, durante este período, atingiu um investimento de mil milhões de euros. Nesse período foram abertas 50 lojas, dois blocos logísticos (Póvoa de Varzim e Almeirim), vendas superiores a 2,7 mil milhões de euros, e seis mil novos empregos. Desde 2019 foram efetuadas compras a fornecedores nacionais superiores a três mil milhões de euros.

O centro logístico em Almeirim deve ficar operacional ainda este ano e representou um investimento superior a 250 milhões de euros, referiu a cadeia de supermercados.

O início da Mercadona em Portugal deu-se em Vila Nova de Gaia, a 2 de julho de 2019, num ano onde abriu mais nove lojas nos distritos do Porto, Aveiro e Braga.

Contudo, é preciso recuar até 2016 para lembrar a intenção da Mercadona em iniciar o seu projeto de internacionalização, precisamente em Portugal. Nesse ano foram contratados os primeiros colaboradores, e em 2017 foi aberto o primeiro Centro de Coinovação em Matosinhos, com o objetivo de “adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português”, lembra a Mercadona.

A abertura da loja em Vila Nova de Gaia, em 2019, permitiu à Mercadona ter mil produtos novos apenas para o mercado português.

Em 2022, depois da abertura de várias lojas na região Norte, a Mercadona abre as primeiras lojas na área metropolitana de Lisboa, em Setúbal e Oeiras.

A cadeia de supermercados diz que a isto junta-se um Plano de Ação Social, onde se incluem as doações alimentares, o que leva a que todas as lojas em Portugal tenham uma parceria com uma instituição local. Nos últimos cinco anos, a Mercadona já doou cerca de 5.500 toneladas de alimentos a instituições nacionais e locais, nas diferentes regiões onde está presente.

“A Mercadona tem avançado e aprendido muito com a entrada no mercado português, altamente competitivo. Hoje orgulhamo-nos de poder dizer que o esforço que fazemos para nos adaptarmos ao país se reflete na vontade das pessoas em ter os nossos supermercados perto, mas ainda há muito por fazer para nos tornarmos na empresa portuguesa que queremos ser em Portugal. Estes cinco anos revelaram-se um bom começo e hoje assinalamos a motivação para continuar a construir um projeto de crescimento partilhado e sustentável, que gere emprego e riqueza no país, contribuindo para o seu desenvolvimento económico”, disse a diretora de relações institucionais da Mercadona em Portugal, Inês Santos.

Importa lembrar que, no início do ano, a cadeia de supermercados anunciou a abertura de 11 novas lojas em território nacional em 2024, além de anunciar a abertura de uma loja em Loures no próximo ano.

Ler artigo completo