Microsoft lança a API DirectSR para unificar a implementação da funcionalidade Super Resolution nos videojogos

3 meses atrás 72

As tecnologias de upscaling gráfico, como a DLSS da Nvidia e a FSR da AMD, trouxeram a possibilidade de se melhorar a imagem e a velocidade de actualização do ecrã nos videojogos, sem a necessidade de se comprar placas gráficas topo de gama. No entanto, a implementação destas tecnologias tem sido pouco fiável, porque, como se tratam de tecnologias diferentes com formas de funcionamento diferentes, tudo depende das preferências dos editores. Mas isto pode mudar muito em breve, porque a Microsoft disponibilizou a API DirectSR, que permite aos programadores implementarem mais facilmente as funcionalidades de upscaling de todos os fabricantes nos seus títulos.

A DirectSR foi anunciada pela Microsoft no início deste ano e, nessa altura foi prometida a disponibilização de uma antevisão pública como parte de uma actualização para o SDK Agility. Essa antevisão foi disponibilizada agora e inclui compatibilidade com FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD, DLSS Super Resolution da Nvidia e XeSS da Intel. Os três fabricantes colaboraram activamente com a Microsoft no desenvolvimento da DirectSR para acelerar a disponibilização e certificação de compatibilidade da API. Actualmente, um jogo pode ser compatível com uma ou duas funcionalidades de upscaling e ignorar o resto, o que complica a vida dos utilizadores que têm de escolher o hardware certo.

As três funcionalidades de upscaling disponíveis actualmente, funcionam de acordo com o mesmo princípio. Em vez de renderizar as frames do jogo à resolução total do monitor, as frames são criadas a resoluções mais baixas. Isto permite até aos GPU mais modestos funcionarem bem em títulos exigentes graficamente. Depois, o upscaler aumenta a resolução de cada frame e melhora os detalhes. No entanto, a forma como estes passos são dados diverge de fabricante para fabricante. No caso do DLSS, é usada uma rede neural treinada para identificar e remover os artefactos de movimento que possam aparecer na imagem. Já o FidelityFX da AMD, usa um upscaler espacial logarítmico, que não utiliza machine learning.

Quem estiver interessado em experimentar a API DirectSR, pode descarregar a antevisão do SDK Agility 1.714. Esta versão da API é compatível directamente com FSR 2.2 da AMD e tem compatibilidade ao nível do driver gráfico para DLSS e XeSS. De acordo com a Microsoft, esta API permite centralizar o desenvolvimento porque programadores não tenham de usar SDK próprios dos fabricantes do hardware para gráficos. Do lado dos utilizadores, será possível usar sempre upscaling nos jogos com esta funcionalidade, independentemente do hardware gráfico (desde que seja compatível com upscaling).

Ler artigo completo